Portugal mais atractivo para os negócios

Setembro 9, 2006 by  
Filed under Notícias

In Dn

A Economist Intelligence Unit (EIU) prevê que Portugal irá, durante os próximos cinco anos, melhorar a sua posição mundial ao nível da atractividade para a realização de negócios, contribuindo para o regresso em 2010 a uma taxa de crescimento económico superior à média da União Europeia.

De acordo com o relatório publicado ontem pela entidade responsável pela análise económica no grupo Economist, Portugal passará a ocupar, durante o período de 2006 a 2010 a 30.ª posição entre 82 países do mundo no ambiente para a realização de negócios. Entre 2001 e 2005, a classificação de Portugal não ultrapassou o 35.º lugar. Entre os 18 países europeus analisados, Portugal também melhora a sua posição, passando do 15.º para o 14.º lugar.

A melhoria é devida principalmente aos resultados mais positivos atribuídos pela EIU às políticas destinadas a promover o empreendedorismo e a concorrência, ao ambiente político, ao acesso ao financiamento e às infra-estruturas. Os factores em que Portugal piora são os dos impostos, do ambiente macroeconómico e das políticas de atracção do investimento estrangeiro.

A EIU reviu ainda em alta as suas previsões de crescimento económico para Portugal, antecipando agora um crescimento de 1% durante este ano contra os 0,8% previstos anteriormente. Além disso, antecipa que, em 2010, Portugal volte a crescer mais do que a média europeia, conseguindo uma variação do PIB de 2,5%.

Em relação ao défice, a EIU é mais pessimista que o Governo, não acreditando que seja possível colocar este indicador em 4,6% este ano e abaixo de 3% em 2008.

Nota: Com ambição e empenho poderemos superar a meta do 30º lugar. O sonho comanda a vida.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!