Plano Tecnológico tem 89% dos 113 projectos em curso

Novembro 30, 2006 by  
Filed under Notícias

In Jn

Balanço do primeiro ano “é muito bom”, segundo o coordenador Carlos Zorrinho

O Plano Tecnológico foi aprovado em Conselho de Ministros em 24 de Novembro de 2005 com o objectivo de aumentar a qualificação tecnológica dos portugueses e a competitividade das empresas.

Um ano depois, o coordenador Carlos Zorrinho disse à Agência Lusa que 89 por cento dos 113 projectos estão em fase de implementação.

“O balanço da execução [taxa de 89 por cento] é muito bom, mas o verdadeiro balanço é estrutural”, referiu, acrescentando que a ideia política do Plano Tecnológico “começou muito antes de este ser aprovado”. Agora “o grande desafio é manter as medidas em execução”.

Segundo o balanço anual do Plano Tecnológico, “101 das 113 medidas estão em plena execução e 12 estão em fase de preparação”, estando algumas delas a aguardar o próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007-2013 para avançar.

“O Plano Tecnológico venceu como uma ideia política” e os portugueses estão agora “a discutir o futuro e não o passado”, sublinhou o coordenador.

Por isso, o “Plano tem de ser credível”, defendeu, acrescentando que duas das grandes metas é “fazer chegar as tecnologias a mais gente, fomentando a literacia e o acesso à Internet, e melhorar o sistema de inovação“, um assunto que será hoje debatido com o conselho consultivo do Plano.

Questionado sobre os projectos mais emblemáticos do Plano Tecnológico desde a sua criação, Carlos Zorrinho citou a banda larga em todas as escolas, “uma forte aposta na infra-estruturação”, as Novas Oportunidades, que atribuíram a 284841 portugueses diplomas de competências básicas em tecnologias de informação (em 2005 e 2006), a desburocratização com a Empresa na Hora, as parcerias com o instituto MIT e as universidades de Austin e Carnegie Mellon e o InovJovem, que possibilita estágios nas pequenas e médias empresas (PME).

“Estas medidas resumem uma boa parte da acção do Plano Tecnológico”, defendeu Carlos Zorrinho.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!