Dinheiro no Online - Realidade ou Virtualidade?
December 14, 2007 by Bruno Silva
Filed under Opinião BS
Actualmente vivemos uma era na blogosfera onde muitos projectos interessam-se pela temática de “como ganhar dinheiro online”. Alguns dos projectos de língua portuguesa mais relevantes são o Dinheiro Oportunidade, MuioMuio, Tolnetwork entre outros.
Poderia pensar-se que estamos a assistir a uma nova corrida ao “ouro”, contudo se analisarmos com mais algum cuidado o que se passa, verifica-se que não é bem isso o que se pode observar. Uma análise mais atenta mostra-nos que actualmente um Blog só pode levar em consideração a obtenção de alguma rentabilidade caso esteja mais vocacionado para um publico-alvo que exerça a sua actividade online, e que esteja muito habituado a fazer transacções e subscrições na net. Não é certamente uma surpresa que os projectos sobre “como ganhar dinheiro online” estejam orientados essencialmente para os Webmasters, fazendo-o bem, diga-se de passagem.
Esta situação acontece porque as ofertas de publicidade relevantes e que se assemelham mais à publicidade tradicional passam essencialmente por programas como o adsense (pay-per-click) e outro tipo de programas de afiliados que podem funcionar por pay-per-click ou normalmente pay-per-action acabando por ser adicionados a Sites ou a Blogs. Ora, os programas mais bem sucedidos normalmente dizem respeito a produtos e serviços que interessam ao tal publico-alvo dos Webmasters.
Por outro lado, grande parte dos programas de afiliados só são rentáveis porque funcionam em sistemas de marketing multi-nivel, ou se quisermos, sistemas piramidais. A referenciação à exaustão desses programas e a angariação de novos membros para esses mesmos sistemas é que permitem a tal rentabilidade a quem os menciona. De outra forma, o rendimento não chega para um pequeno-almoço. Existe muita “comunicação” e pouco “produto”.
Esta situação acontece devido à tipificação do mercado publicitário online, que passa pela sua reduzida dimensão comparando com outras formas de publicidade mais tradicionais, mas também pelo facto de os anunciantes raramente pagarem por impressão, mas sim por click ou acção, o que faz com que esta última opção se torne altamente perversa como poderei explicar noutro post.
Obviamente que se compreende a mensagem do “online dream” e da hipótese de se ganhar dinheiro, contudo é preciso ter a noção de que actualmente apenas um grupo restrito e que comunica para um nicho muito concreto é que pode ganhar dinheiro considerável na blogosfera com publicidade online tradicional e respectivos programas de afiliados.
Por fim, é preciso não confundir o que são proveitos de lucros. Nem tudo o que é proveito é lucro, já que para a consideração do lucro tem de se retirar os custos, amortizações, fornecimentos de serviços externos, etc. Mas, como é compreensível isso também faz parte do “espectáculo”!
Numa próxima oportunidade irei explicar então em que consiste a tal perversão que se verifica na generalidade das actuais ofertas publicitárias online por parte dos anunciantes.
Para o ínicio de 2008, continua a promessa de grandes revelações.. “Como Aumentar o seu Ordenado”!!
Related Posts:



Mario Andrade on Fri, 14th Dec 2007 1:55 pm
Artigo interessante e realmente é verdade que a publicidade a “ganha dinheiro online” é maioritariamente vocacionada para Webmasters pois eles possuem o Know How necessário para fazer expandir a proposta.
Por outro lado a falta de conhecimento de marketing por parte dos webmasters leva a que incluam programas como o AdSense que lhes poupa o trabalho de criar um mercado, angariar clientes, tratar dos pagamentos, etc…
Se formos a ver os blogs de quem ganha bom dinheiro online o AdSense é menos de metade do rendimento do site ou nem existe mesmo adsense.
Bruno Silva on Fri, 14th Dec 2007 2:03 pm
Pois é Mário… na minha curta incursão por esse mundo, pude verificar a situação que referi no texto. Se o Adsense me pagar os custos de alojamento e de dominio já fico contente porque não terei prejuizos
Quanto à questão do afunilamento do mercado publicitário online creio que diz respeito a outra questão mais abrangente e que diz respeito aos próprios anunciantes dispostos a apostar na comunicação online!
É ai que considero ter de haver uma grande mudança.
Depois poderei explicar melhor esta questão.
Dará para outro texto
Abraço
Rui Augusto on Fri, 14th Dec 2007 2:17 pm
Acredito que tal como em muitas áreas, apenas alguns conseguem rentabilizar eficientemente os seus projectos online. Tal como tu disseste, é preciso depois descontar o que são custos fixos e investimentos.
O Adsense é actualmente o melhor sistema para rentabilizar sites, por várias razões, nomeadamente a capacidade de ter anunciantes suficientes para proporcionar publicidade contextual para quase todos os nichos. No entanto é preciso diversificar a oferta e existem muitas outras formas de obter rendimentos.
Não é com um blog, contudo que se consegue algum tipo de rendimento, a não ser que o blog tenha muito mas muito trafego.
Para os cepticos contudo, posso acrescentar e afirmar que nos tempos livres consigo ter um rendimento mais elevado proveniente dos meus sites do que com o ordenado a tempo inteiro… e o meu ordenado não é baixo! Obviamente não revelo valores.
Bruno Silva on Fri, 14th Dec 2007 2:28 pm
Olá Rui, bem vindo ao debate!!
Concordo em parte contigo. Acredito que sim, que é possivel obter rendimentos, contudo também é preciso ter em consideração o tempo que alguém terá de investir para obter os tais “conhecimentos” de rentabilização de um projecto online.
Um Webmaster já andou muito tempo a investir na obtenção do conhecimento e já domina a área, mas no caso de uma pessoa “normal” é preciso considerar também esse “custo adicional”. E todos os custos somados podem acabar por não ser rentáveis, isto se tiver como única motivação a obtenção de rendimentos monetários.
Por outro lado, como também referiste, concordo e acredito quanto ao facto de ser necessário desenvolver “vários” projectos! Com poucos duvido que isso seja possivel
Abraço
PS: Mesmo assim existem algumas questões interessantes para falar sobre o mercado publicitário na sua generalidade e que influenciam estas questões.
Rui Augusto on Fri, 14th Dec 2007 8:04 pm
O grande problema em Portugal é que as empresas não investem neste tipo de mercado. O trafego vale menos ou converte muito menos do que o trafego Americano ou de outros países mais desenvolvidos.
Bruno Silva on Fri, 14th Dec 2007 10:45 pm
Rui como é natural o nosso mercado é menor do que o deles. Mas isso não explica tudo.
Já começaste a levantar a ponta do véu. De facto as empresas portuguesas não têm ainda a consciencia para estas questões, como também não têm consciencia para muitos outros aspectos cruciais para a sua competitividade.
Agora a questão da conversão é que é muito interessante. Nos projectos online até compreendo que desejem a tal “conversão em acção”. Mas projectos desses, e credíveis também existem poucos.
O cerne da questão está nos projectos com realidade física, com mercado físico. Depois poderei explicar melhor esta situação.
Abraço.
Speedlinks | 2 Magic Minds on Sat, 15th Dec 2007 2:58 pm
[...] speedlinks Add comments Dinheiro no Online - Realidade ou Virtualidade? - Bom artigo sobre “a nova corrida ao [...]
Kanhas on Sat, 15th Dec 2007 4:12 pm
“Dinheiro no Online - Realidade ou Virtualidade?”
É uma boa questão com uma simples resposta da minha parte. Tal como para receber um aumento de ordenado, para uns é realidade para outros é apenas um sonho. Os motivos para cada um dos grupos, esses, são imensos.
Miguel Dorneles on Sat, 15th Dec 2007 7:02 pm
Olá, Bruno!
Obrigado pelo seu comentário no meu blog. Este é o primeiro artigo que leio aqui no Inovação & Marketing e o nível da discussão está realmente bom. Parabéns!
Em referência ao comentário do Rui, apesar de eu não conhecer o mercado de internet de Portugal, consigo relacionar esse sentimento de “exclusão”, se pudermos chamar assim, com a realidade que vivo hoje no sul do Brasil.
Aqui em Porto Alegre, especificamente, a internet tem uma penetração de apenas 28%. Está abaixo de outras grandes capitais como Brasília, Curitiba, Salvador, São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Fortaleza. Somos, historicamente, um seleiro de cultura e educação, então eu atribuiria, no nosso caso, essa lentidão no desenvolvimento de uma cultura Web mais massificada à própria característica do povo que aqui reside.
Porto Alegre é a capital do Brasil onde, percentualmente, mais se lê jornal. O povo é mais conservador em certos aspectos e percebemos uma grande tendência de apego ao tradicional. Isso tudo, no meu modo de ver as coisas, contribui para o crescimento lento do mercado de internet por aqui e, portanto, para a constituição de nichos representativos para a segmentação publicitária.
Neste sentido, as empresas que hoje procuram atingir os internautas de Porto Alegre através de uma publicidade contextual, podem não ter uma experiência tão positiva, porque esse modelo de advertising depende de uma grande amostra de pessoas para que seja feita uma clusterização assertiva e mais vantajosa para o cliente. Quando a amostra não é tão grande, os resultados são limitados.
Então eu acredito que blogs verticais podem ser uma ótima forma de gerar receita, pois freqüentemente estão relacionados a um tema específico e a um idioma. Para o AdSense, isso já é o suficiente para se começar a monetizar em cima desse tipo de conteúdo, não importando se o anunciante é de Portugal ou daqui do Brasil, por exemplo.
Um abraço!
custodio on Sun, 16th Dec 2007 12:52 am
Não me vou estar a alongar muito. O post faz alguns bons pontos, mas não concordo nada com a expressão “sistemas piramidais”. São MUITO raros programas credíveis online que funcionem nessa base.
É pena não haver ainda reconhecimento do mercado publicitário de campanhas online, mas a avaliar pela oferta crescente em empresas como a NetAffiliation isso está a mudar a um ritmo impressionante.
Por outro lado basta ir a NetAffiliation para se ver que não é só para o mercado de webmasters, das dezenas de programas que lá estão apenas um é para webmasters, tudo o resto é para nichos de mercado.
Em relação ao custo do tempo online para se adquirir conhecimentos, digo apenas que as pessoas andam a perder é tempo nos sites errados. O site mais visitado em Portugal é o hi5… no comments…
Outro aspecto muito positivo em relação a qualquer negócio da net são os baixos custos fixos. Eu ganho mais de 6 ou 7 mil euros por mês com os seguintes custos FIXOS:
cabovisão 50€
vodafone móvel 30€ (mas não era necessário)
Hospedagem 50€
Loja ebay 20€
Com 150€ de custos fixos consigo 40x esse valor em lucros
Bruno Silva on Sun, 16th Dec 2007 2:21 am
Olá Custódio, bem vindo ao debate!
De facto, concordo que o nível de discussão esta muito agradável.
Parabéns a todos os intervenientes.
Gostaria de esclarecer algumas coisas que disseste. Todos os programas multi-nivel, que envolvam referrals são sistemas piramidais, quer se queira chamar isso ou não. Quem consegue angariar novos “clientes” ganha parte do rendimento gerado por eles.
Não se designa assim, porque esses sistemas são “ilegais” mas na prática existem formas de dar a volta à situação, e é isso que se verifica na grande maioria dos programas de afiliados que ficam por 2 ou 3 níveis.
Quanto ao NetAffiliation, também andei a investigar. Tentei falar sobre o assunto após comprovar a situação. No caso das empresas com presença fisica, acho engraçado aparecerem apenas com campanhas do genero pay-per-action, e depois poderei explicar porque é que é perverso dizer-se que são boas campanhas. Depois de explicar o motivo, se calhar concordarás que terei razão quanto a esse aspecto.
Por outro lado, eu referi que as campanhas mais bem sucedidas são vocacionadas para web-masters. Não disse que não existiam mais. E até expliquei o motivo pelo qual esse nicho tem mais sucesso.
Relativamente à questão do tempo, é um activo como outro qualquer, que mediante as nossas motivações deveremos gasta-lo para actividade profissional e também para lazer. O que as pessoas fazem no seu lazer isso é com cada uma. Mas está mais do que comprovado em estudos de comportamento organizacional que o ser humano necessita de lazer. Isso nunca se pode confundir com a analise que deve ser feita sobre a acessibilidade e facilidade de se ganhar dinheiro no online como alternativa a uma actividade “normal”. Dai a pergunta é uma realidade ou virtualidade?
Quanto a essa questãos dos custos, acho engraçado o que foi dito. Tens jeito para o marketing
E digo isso como um elogio.
Para já, depende do que é considerado custos fixos ou não. (poderia existir um debate teórico, mas é melhor não entrar nos detalhes). Interessa isso sim dizer, que juntando todos os custos (fixos, variaveis, amortizações, etc) muito provavelmente terás uma rentabilidade a rondar os 40%. E para isso ainda beneficias de algumas condicionantes. Depois poderei abordar este tema de forma abstracta num post já que existem muitos erros normalmente cometidos pelos profissionais na hora de fazer as contas aos custos globais.
Já agora para obter proveitos desse montante quantos sites, dominios e referencias aos programas de afiliados são necessárias? Pois
… Abraço
Bruno Silva on Sun, 16th Dec 2007 9:58 am
Sobre a questão do que é proveito ou lucro escrevi o post “Proveitos ou Lucros?”
http://inovacaomarketing.com/2007/12/16/proveitos-lucros/
Abraço
Rui Augusto on Sun, 16th Dec 2007 3:00 pm
Eu acho é que muita gente não sabe bem o que é ter rendimentos do online…
Um site de classificados em que os utilizadores pagam para por um anunico em destaque….dá dinheiro…
Um site informativo e de lazer sobre um qualquer hobby que tem bastantes visitas e dá dinheiro através de Adsense…dá dinheiro
Um site para um nicho muito específico que dá excelentes condições a empresas desse nicho para anunciarem com banners pois o retorno para elas é grande…dá dinheiro
Escrever artigos artigos sobre os mais variados temas e vender a webmasters que precisam dos mesmos…dá dinheiro
Fazer temas de wordpress unicos e vender…dá dinheiro
Escrever sobre sites e produtos e publicar nos nossos blogs…dá dinheiro
Ter um site com pagerank elevado e vender links…dá dinheiro
Ter um site com muito trafego e vender publicidade…dá dinheiro
Implementar um script qualquer, ter um site de suporte ao mesmo e vender esse script a $10…dá dinheiro
Todas estas coisas são feitas e podem ser feitas com uma empresa aberta na rua da Alegria ou na rua do Ouro, ou podem ser fetas por empresarios em nome individual ou por qualquer um nos tempos livres. Não ha nada que seja diferente do que ter outro tipo de negocio, a facilidade é que se pode mais facilmente ficar em casa e trabalhar no horario que queremos.
Uns tentam esquemas como Agloco e outros, outros vendem serviços e produtos e tem um retono maior.
Quantos mais sites melhor, mas ter um muito bom também serve…
custodio on Mon, 17th Dec 2007 2:24 am
Bruno,
Já agora, a definição de prazer é relativa. Eu divirto-me MUITO a ganhar 400€ ou 500€ num dia no computador, e não me divirto nada a deixar comentários fúteis no perfil de uma mulher no Hi5
just kidding…
Bruno Silva on Mon, 17th Dec 2007 3:02 am
Olá Custódio.
Eu falei em lazer e não em prazer
Quanto a ganhos acredito que tenhas rentabilidade com o modelo de negocio implementado, já que o mercado-alvo se trata de webmasters. Essa foi a conclusão a que cheguei na análise efectuada.
Além disso, não tens apenas um projecto, mas sim muitos! Se uma pessoa em vez de ter uma padaria tiver dez é obvio que ganham mais dinheiro com o pão vendido.
Contudo, como já demonstrei não existe nenhum negócio com rentabilidades altissimas no empreendedorismo. Se calhar só nos negócios ilicitos e isso não se pode considerar verdadeiramente empreendedorismo.
Acredito que utilizes a expressão ganhos para os proveitos. Mas depois tem de se considerar muitos outros factores explicados no post “proveitos ou lucros?” para se chegar ao lucro.
Por isso é normal ouvir na televisão ex-trabalhadores de empresas que fecham a dizer que a empresa tinha negócio, que tinha dinheiro a entrar, e que não entendem o porque de ter fechado!!
Os termos “usuais” não ajudam a que as pessoas entendam o que está em jogo na Gestão.
Abraço