Jornais generalistas resistem, Gratuitos disparam

Janeiro 17, 2008 by  
Filed under Notícias

Os Jornais generalistas mudaram a tendência e ganharam leitores no último trimestre de 2007, segundo o Bareme da Marktest.

“No que toca aos diários generalistas, o Correio da Manhã (CM) e o Jornal de Notícias (JN) partilham a liderança dos diários generalistas no último trimestre de 2007, ambos com uma audiência de 12,8%. Os dois títulos mostram variações homólogas positivas, com destaque para a subida de 34,74% do CM. O Público mantém-se como o terceiro diário generalista em termos de audiências, com 4,7%, ou seja, mais 6,82% do que na vaga anterior e mais 17,5% do que na vaga homóloga. Seguem-se dois títulos da Controlinveste, com o Diário de Notícias a fixar-se nos 4% e o 24horas a apresentar a maior subida percentual quando comparado com a última vaga, subindo para os 3,4%. Em suma, o quarto trimestre de 2007 mostrou-se positivo para o segmento dos diários generalistas, que apresenta no total uma subida de 10,79% nas audiências relativamente à vaga anterior e de 20,31% face ao período homólogo.”

In Meios & Publicidade

Os diários gratuitos tiveram uma subida extraordinária nas audiências: 70%!

“O segmento dos diários gratuitos (que no último trimestre de 2007 passou de dois para quatro títulos) apresentou uma subida de 70% nas audiências, quando a comparação é feita com o período homólogo, fixando-se nos 13,6%. O Metro mantém-se no topo da tabela, vendo reforçada a sua audiência comparativamente com o mesmo trimestre de 2006, para os 9,3%, seguido pelo Destak, que se fixa nos 8,9%. Global Notícias e Meia Hora são as duas novas entradas, apresentando 3,5% e 2,9% de audiência, respectivamente.”

in Meios & Publicidade

A tendência do baixo preço, ou mesmo nenhum preço, continua a imperar na comunicação social escrita, tal como em muitos outros sectores económicos. A oferta dos jornais gratuitos duplicou, e a médio-prazo alguns dos históricos jornais terão de reflectir sobre o seu posicionamento no mercado, atendendo à cada vez maior importância da Internet.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!