Reequacionar economia do conhecimento em Portugal

Janeiro 28, 2008 by  
Filed under Notícias

Segundo uma notícia da Agência Financeira, o Presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa defendeu a necessidade de Portugal ter de reequacionar a sua estratégia à luz de um novo paradigma baseado na economia do conhecimento e na capacidade de gerar ideias inovadoras.

Mapa do Conhecimento Humano

Jorge Rocha de Matos afirmou que é imperativo promover uma cultura de empreendedorismo a incutir na escola, na universidade, na administração pública, na empresa, em toda a sociedade civil. Considerou também que a «articulação eficaz» entre instituições públicas e privadas não domina na cultura da administração portuguesa, que «muitas vezes se considera omnipotente e omnisciente no estabelecimento de orientações estratégicas» para a actividade privada.

Rocha de Matos salientou que ao chegar a 2008 Portugal foi ultrapassado por novos países da União Europeia (UE), como Eslovénia, Estónia, Chipre, Malta e República Checa e questionou se, uma vez corrigido o défice público, o país estará em condições de relançar a proposta estratégica da AIP para a competitividade.

Nada que já não tivesse sido alertado, à 2 anos atrás, no artigo de opinião “Portugal… Que Estratégia?“!!!



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!