Consumo de Internet ultrapassará TV em Junho de 2010

Abril 12, 2009 by  
Filed under Notícias

O consumo de Internet ultrapassará a televisão tradicional em Junho de 2010, caso as actuais tendências de crescimento continuem, esta é a principal conclusão de um estudo realizado pela Microsoft, a nível europeu e que inclui Portugal, que analisa o comportamento das pessoas online e debate as tendências do futuro.

As tendências actuais e futuras da Internet indicam que o consumo de Internet em 2010 será, em média, de 14,2 horas por semana ou mais de 2,5 dias por mês, em comparação às 11,5 horas por semana ou 2 dias por mês, para a televisão.

“Estas estimativas reflectem as constantes mudanças na forma como utilizamos os conteúdos de TV”, refere a Microsoft em comunicado.

Segundo esta análise, o PC está a tornar-se rapidamente num ecrã de televisão, tanto para ver conteúdo de banda larga, com um crescimento contínuo de popularidade, como para ver TV em directo e programas de TV gravados no PC.

Um em cada sete jovens entre os 18 e os 24 anos não vê quaisquer programa em directo na TV, enquanto 42% dos jovens adultos vê regularmente TV online, através de um PC.

Nos próximos cinco anos, de acordo com o relatório, haverá uma mudança na utilização do PC, deixando de ser praticamente o único ponto de acesso à Internet (representando 95% dos acessos), para passar a representar apenas 50% da utilização de Internet.

Nos próximos cinco anos, a Microsoft prevê que o conteúdo de vídeo em formato longo e o IPTV se irão tornar no padrão de TV, eliminando a necessidade de ver TV em tempo real.

“A Internet 3D tornar-se-á uma realidade, permitindo aos consumidores experimentar virtualmente uma estância de férias antes de a marcar, no PC ou no telemóvel”, acrescenta a Microsoft no mesmo estudo.

Quanto aos telemóveis inteligentes (smartphones) serão opções predominantes e acessíveis em termos económicos.

Actualmente, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo vêem vídeos online, mais do que as que ouvem áudio. O MSN, o portal da Microsoft já tem 100 milhões de transmissões de vídeo todos os meses na Europa e em contínuo crescimento.

Cerca de 50% dos europeus tem agora uma ligação à Internet. As pessoas passaram cerca de 9 horas por semana na Web em 2008, mais 27% desde 2004.

Em Portugal existem mais de 4 milhões de utilizadores online que passam 34% do seu tempo na Internet, mais do que o tempo passado a ler material impresso, a ver filmes offline ou a jogar videojogos, conclui a mesma fonte.

In Jornal de Negócios

Não ter presença  na Internet, em breve, será quase o mesmo que não existir …



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!