Economia: FMI alerta – endividamento dos países ricos trava economia

Março 23, 2010 by  
Filed under Notícias

Dívida das sete economias mais industrializadas do mundo pode chegar a 110% do PIB, daqui a quatro anos.

Os países mais ricos estão sob alerta do Fundo Monetário Internacional. O FMI advertiu ontem os países mais ricos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), sobre os elevados níveis das suas dívidas públicas, cujo peso pode interferir com a recuperação económica.

O FMI não está só de olhos postos em países como a Grécia, Portugal ou Espanha, sublinhando que também as economias mais desenvolvidas estão a revelar fragilidades com a crise: são «profundas» as «cicatrizes no equilíbrio em termos fiscais», nas palavras do subdirector do FMI, John Lipsky, informa a agência Lusa.

A dívida global das sete economias mais desenvolvidas do mundo, excepto o Canadá e a Alemanha, poderá situar-se nos 110% do Produto Interno Bruto (PIB) daqui a quatro anos, segundo as previsões do FMI. Ou seja, o peso do endividamento destes países pode disparar, comparativamente a 2007, altura em que se situava nos 75% do PIB.

Mais ainda: poderemos assistir a uma viagem no tempo, para um pior cenário, já este ano, uma vez que «a percentagem entre a dívida pública e o PIB nos países industrializados atingirá os níveis verificados nos anos 50», reiterou John Lipsky.

O responsável sublinhou ainda, em declarações à Associated Press, que «enfrentar este desafio fiscal de perto é a prioridade, no que diz respeito à sustentabilidade fiscal que pode minar a confiança na recuperação económica». A médio prazo, a dívida pública pode originar um aumento das taxas de juros e um crescimento mais lento, num período em que as despesas com as pensões e com a saúde não param de aumentar.

Se a austeridade parecia ser a palavra de ordem na Grécia, o FMI alarga a expressão a outros contextos, alegando que «os países que entraram em défices excessivos para estimular as suas economias deveriam agora preparar-se para pôr em prática medidas» de aperto e contenção.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!