Turismo: Norte quer ser o 1.º destino de saúde e bem-estar

Março 28, 2010 by  
Filed under Notícias

A região do Porto e norte já é o primeiro destino de saúde e bem-estar em Portugal e pretende “sedimentar” a posição, apostando num produto turístico que se destaca pela não sazonalidade e pelo combate ao “sol e praia”.

Em declarações à agência Lusa o presidente do Turismo do Porto e norte de Portugal – que de hoje a domingo promove o Aquameeting-II Encontro Internacional de Turismo de Saúde e Bem-Estar – destacou que a região tem “as melhores águas e o maior número de termas em termos nacionais”, além de “um conjunto de spas de excelência”, o que justifica a aposta no turismo de saúde e bem-estar (wellness) como produto estratégico.

Segundo Melchior Moreira este produto tem como grande vantagem o facto de ser “anual e não sazonal”, assumindo-se como “uma boa maneira de combater o sol e praia”.

Por outro lado o wellness “pode ser complementar a outros [produtos estratégicos] como a gastronomia e vinhos, o touring cultural e paisagístico ou até o golf”.

“Ao final de um ano de promoção do produto somos o primeiro destino wellness a nível nacional e queremos sedimentar este lugar”, destacou, explicando que esta aposta se insere na estratégia defendida pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) de promover produtos estratégicos e não apenas destinos turísticos.

Para Melchior Moreira, “após um ano esta demonstra ser a estratégia correcta” no Porto e Norte de Portugal, dado o crescimento de 17% nas dormidas registado em Janeiro deste ano face ao mesmo mês de 2009, “apesar do ano complicado em termos de crise europeia e mundial”.

“Esta subida de dois dígitos foi uma surpresa para todos, incluindo nós”, admitiu, recordando que “não houve mais nenhum destino em Portugal a registá-la” e atribuindo-a “claramente à estratégia definida em função dos produtos estratégicos e ao relacionamento com o aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

A nível nacional o sector da saúde e bem-estar é um dos dez produtos estratégicos definidos no PENT.

Com um crescimento anual estimado a nível europeu entre 5 e 10% nos próximos anos, prevê-se que este produto quase duplique o seu desenvolvimento nos próximos dez anos, correspondendo a cerca de 6 milhões de viagens/ano.

Fonte: O Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!