Tecnologia: Tecnológicas e a internacionalização para Escandinávia

Abril 20, 2010 by  
Filed under Notícias

Cerca de quatro dezenas de empresas portuguesas de base tecnológica procuram, num encontro que decorre de hoje até quarta-feira, no Porto, oportunidades de negócio na Suécia e Dinamarca.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Portic – Think Tank for Portuguese Internationalization, que organiza o encontro Oresund@Portic, destacou que a região de Oresund IT (que envolve parte da Dinamarca e o sul da Suécia) é conhecida mundialmente como a Silicon Valley da Europa, representando um volume de negócios de 22,3 mil milhões de euros.

Segundo Pedro Castro Henriques, trata-se, por isso, de “uma região muito atractiva para as empresas portuguesas” e com “um potencial enorme” ao nível das trocas comerciais, dada a grande procura das empresas locais por congéneres internacionais que as apoiem no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

“Já há negócios entre empresas portuguesas e as daquela região (é, por exemplo, da responsabilidade de uma empresa portuguesa a gestão dos sistemas de informação dos caminhos-de-ferro da Finlândia), mas o volume é ainda reduzido e as empresas nórdicas conhecem muito pouco as portuguesas”, disse.

Pedro Castro Henriques destaca ainda o potencial de Portugal enquanto “porta de entrada” das empresas nórdicas no Brasil e em Angola, “dois mercados onde estes países querem entrar”.

No encontro, a decorrer na Casa da Música e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), estarão reunidos os líderes de várias empresas tecnológicas portuguesas e responsáveis dinamarqueses e suecos representativos das várias áreas de mercado de tecnologias de informação e comunicação do norte europeu.

Segundo o presidente da Portic, os representantes nórdicos pretendem “conhecer de perto as empresas portuguesas, os seus líderes e o seu potencial, com o objectivo de proporcionar oportunidades de investimento no mercado escandinavo”.

A Portic dará depois seguimento à iniciativa organizando, em Outubro/Novembro deste ano e em parceria com a Oresund IT, um encontro semelhante na região de Oresund.

Depois na aposta no Norte da Europa, a Portic pretende organizar, em 2011, uma visita de empresas portuguesas à Índia e preparar na Galiza acções “para união de forças entre empresas de tecnologia portuguesas e galegas no mercado internacional”.

Fonte: Oje – O Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!