Inovação: Quarta geração móvel estará disponível em Portugal em 2011

Abril 22, 2010 by  
Filed under Notícias

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, anunciou hoje, em Aveiro, que a quarta geração móvel (4G) deverá estar disponível em Portugal já no próximo ano.

“Em 2011 há todas as condições para a quarta geração estar disponível para algumas aplicações específicas, nomeadamente a banda larga móvel”, disse Zeinal Bava durante o Mobile Innovation Day, realizado hoje nas instalações da PT Inovação em Aveiro.

O presidente executivo da PT, que prevê que a massificação desta nova tecnologia possa acontecer em 2012 ou 2013, anunciou ainda que a empresa vai realizar um teste-piloto no segundo semestre deste ano, num local que não foi ainda revelado.

Quanto ao processo para a atribuição de licenças da quarta geração em Portugal, Bava defendeu que “é fundamental garantir que os operadores que têm investido no mercado português tenham condições atrativas para continuar a ter acesso a esse espetro”.

Durante o Mobile Innovation Day, foram apresentados vários serviços, para o segmento empresarial e residencial, usando a tecnologia da quarta geração móvel, mais conhecida por LTE (Long Term Evolution), que permitirá velocidades de banda larga móvel de 100 a 150 Megabits por segundo.

Entre os novos serviços estão a possibilidade de aceder a conteúdos 3D no telemóvel, passando por um carro que possui capacidades inovadoras ao nível do entretenimento, informação e serviços de segurança, até uma ambulância com equipamento de telemedicina (até agora apenas utilizado em hospitais e centros de saúde) garantindo que em qualquer momento um médico especialista pode estar a analisar o estado de um doente em tempo real.

Fonte: Diário Digital / Lusa



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!