Inovação: Brisa vai ter sistema para detectar veículos em contra-mão

Abril 30, 2010 by  
Filed under Notícias

Câmaras inteligentes sinalizam situações anormais como uma pessoa a atravessar a auto-estrada ou um automobilista a circular aos ziguezagues.

Um sistema de «visão inteligente» que detecta anomalias de circulação nas auto-estradas, como veículos em contra-mão, deve entrar em funcionamento no próximo ano, disse esta quarta-feira o administrador delegado da Brisa Inovação, Sales Gomes.

Desenvolvido pela Universidade de Coimbra, o projecto «AVISAR» está a ser testado, em condições reais, em dez das 500 câmaras instaladas nas auto-estradas geridas pela Brisa.

Uma pessoa a atravessar a auto-estrada, um automobilista a circular aos ziguezagues ou um condutor que pare numa via de circulação são outras das situações que o sistema detecta de forma automática.

«Vamos agilizar e passar das dez câmaras para as 500, estamos em fase de montagem do plano de investimentos. Admito que este projecto possa entrar no orçamento do próximo ano», declarou Sales Gomes à Lusa, a propósito de um protocolo de cooperação que será assinado quinta-feira entre a Brisa Inovação e a Universidade de Coimbra (UC).

Brisa preocupada com a segurança nas auto-estradas

O responsável da Brisa Inovação frisa que a segurança é uma área «extremamente crítica» para a empresa que gere as auto-estradas, mas é «praticamente impossível ter uma pessoa a ver o que se passa, atrás de cada uma das 500 câmaras».

Os projectos em curso são uma mais-valia, pois ao incutir «vida inteligente» às câmaras, permitindo que o aparelho no espaço de segundos se aperceba do que de anormal se está a passar, lance automaticamente um aviso para quem está a gerir o sistema.

Fonte: Tvi 24



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!