Inovação: Brisa vai produzir antena para cobrança electrónica de portagens nas SCUT

Maio 1, 2010 by  
Filed under Notícias

A Brisa anunciou hoje que deverá começar a fabricar este ano a primeira antena de comunicações para cobrança electrónica de portagens concebida e desenvolvida em Portugal, que deverá ser utilizada nas SCUT.

A antena foi desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Brisa e o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro (UA), que foi reforçada hoje com a assinatura de dois protocolos de colaboração entre estas duas entidades.

Em declarações à Lusa, à margem da cerimónia, Jorge Lopes da Brisa Inovação disse que a empresa espera terminar o protótipo e fazer uma demonstração em Junho. “A partir daí, entramos na fase de industrialização, que deverá estar concluída até ao final do ano”, adiantou.

As antenas produzidas pela Brisa vão substituir as actuais antenas comercializadas por um fornecedor austríaco, transformando a Via Verde num sistema totalmente português.

“A partir dessa altura, teremos antenas, identificadores (as caixas que estão no carro) e também o serviço, tudo a ser desenvolvido e produzido em Portugal”, destacou o mesmo responsável.

O dirigente da Brisa sublinha ainda a existência de ganhos económicos efectivos para a empresa, sustentando que esperam conseguir produzir estas antenas a “um quarto do preço” das actuais.

Ainda segundo Jorge Lopes, a Brisa prevê utilizar estas antenas não só em auto-estradas, parques de estacionamento e áreas de combustível, mas também nas cobranças com pórticos nas SCUT (auto-estradas sem custos para os utilizadores).

Os dois protocolos de colaboração assinados hoje entre a Brisa e o Instituto de Telecomunicações da UA vai reforçar a colaboração, iniciada em 2005, entre estas duas entidades, com vista ao desenvolvimento de competências e à transferência de conhecimento em Tecnologias Inteligentes de Comunicação aplicadas às infra-estruturas de transporte e aos veículos.

Fonte: Oje – O Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!