Inovação: Governos devem actuar para salvar biodiversidade, alerta ONU

Maio 11, 2010 by  
Filed under Notícias

Um relatório das Nações Unidas divulgado esta segunda-feira conclui que, excepto se forem tomadas medidas rápidas, radicais e criativas para salvar a biodiversidade, os sistemas que suportam diversas formas de vida no planeta correm o risco de entrar em colapso.

«Para um planeta saudável e um futuro sustentável da Humanidade, necessitamos de uma nova visão da biodiversidade», escreveu o secretário-geral da ONU, no seguimento do estudo produzido pela Convenção sobre a Biodiversidade e o Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

Ban Ki-moon defende que, para «cortar pela raiz as causas da perda de biodiversidade, é preciso dar ao tema a maior prioridade em todas as áreas de decisão e em todos os sectores da economia», lê-se numa nota de imprensa disponível no site da ONU.

Tendo por base avaliações científicas, cerca de 110 relatórios nacionais e cenários futuros para a biodiversidade, o Terceiro Panorama Global de Biodiversidade (GBO-3) mostra que os líderes mundiais falharam no seu compromisso de reduzir o índice de perda da biodiversidade.

De acordo com o relatório, as cinco causas mais directas de perda de biodiversidade – alterações nos habitats, sobre-exploração, poluição, impacto de espécies invasoras e mudanças climáticas – mantêm-se ou aumentaram a sua intensidade.

«Manter esta situação não é opção se quisermos evitar danos irreversíveis aos ecossistemas do planeta», sublinhou Ahmed Djoghlaf, secretário executivo da Convenção sobre a Biodiversidade, classificando o documento como um “toque de despertar para a Humanidade”.

De acordo com os autores do estudo, com uma fracção do dinheiro reunido pelos governos em 2008 e 2009 para impedir o colapso da economia, podia-se evitar uma quebra muito mais séria nos ecossistemas da Terra.

«Muitas economias permanecem cegas ao enorme valor da diversidade de animais, plantas e outras formas de vida e ao seu papel na vitalidade dos ecossistemas, das florestas e das fontes de água doce aos solos, oceanos e até mesmo à atmosfera», assinalou Achim Steiner, director executivo do Programa da ONU para o Ambiente.

O documento será analisado no debate da assembleia-geral agendado para Setembro em Nova Iorque e as suas conclusões serão igualmente discutidas em Outubro na Cimeira da Biodiversidade de Nagoya, no Japão.

Fonte: Tsf



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!