Tecnologia: O que os portugueses inventam que tem sucesso no estrangeiro

Maio 17, 2010 by  
Filed under Notícias

Apesar de serem elogiados em Portugal e até ganharem prémios nacionais, a verdade é que uma grande parte das nossas criações são co-mercializadas além-fronteiras, onde ganham protagonismo e compradores.

O Destak foi perceber quais as funcionalidades e a história de invenções que chegam a vender mais de 600 mil unidades, como é o caso das calças Wonder da Salsa, ou que es-tão presentes em 32 países com mais de 30 mil produtos comercializados como é o caso do sistema de navegação NDrive Touch.

De salientar que estas duas ideias mereceram uma menção honrosa na 2.ª edição do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, que tem por objectivo incentivar a inovação empresarial no nosso país e cuja 3.ª edição vai decorrer no final do corrente mês de Maio.

Apesar de nem todas as criações made in Portugal serem fáceis de descrever ou de ilustrar, o Destak aceitou o desafio e mostra-lhe algumas novidades, como é o caso da conta-gem inteligente da iluminação, a secagem por atomização ou a correcção de textos online.

————————————————————————-

Tecnologia de partículas por secagem por atomização

O desafio começou em 2004 quando um laboratório norte-americano propôs à empresa Hovione fabricar um produto por secagem por atomização (SAtom) que permitisse a realização de novas formas farmacêuticas que antes eram impossíveis.

A tecnologia elevou a Hovione à categoria de referência mundial em desenvolvimento de processos, engenharia e produção de produtos farmacêuticos por SAtom e venceu mesmo o prémio da 2.ª edição da COTEC. Esta inovação, que consiste num processo físico de secagem instantânea totalmente inovador, é também usada no desenvolvimento dos próprios genéricos da Hovione.

Comunicar por texto ou voz com a EdgeBox

A empresa Critical Links criou um produto que reúne diversas funcionalidades avançadas de comunicações integradas de voz, dados, fax, e-mail, colaboração e mobilidade. A EdgeBox permite assim poupanças ao nível de energia, espaço, papel e acondicionamento devido à sua gestão e operação unificada, simples e intuitiva.

A Critical Links é uma empresa que se dedica exclusivamente ao desenvolvimento e comercialização da solução edgeBOX™ e à sua integração com os mais populares sistemas de comunicação complementares existentes no mercado.

NDrive Touch: um sistema de navegação real em 70 países

Com mapas digitais de grande detalhe, cobertura de 70 países e instruções de navegação passo a passo em desenho vectorial e em voz alta, o Real Navigation oferece ainda fotografia aérea oblíqua do percurso em cinco perspectivas e orientações complementares, assegurando um realismo ainda não disponível na restante indústria.

O NDrive Touch é um sistema de navegação pessoal, que, graças à funcionalidade Real Navigation – factor diferenciador do seu software -, permite ao utilizador comum uma experiência avançada de navegação. Actualmente tem 30 mil unidades comercializadas e presença em mais de três dezenas de países.

Correctores ortográficos de autoria portuguesa

Foi no início desta década que o conceito de uma plataforma de desenvolvimento de tecnologias de processamento de linguagem natural independente da língua e da aplicação começou a ganhar forma na Priberam.

Em menos de cinco anos, esta plataforma – apelidada de a Priberam’s NLP workbench – tornou-se realidade e foi já utilizada, quer pela Priberam quer por outras empresas, para desenvolver produtos como é o caso dos correctores ortográficos para português (europeu e do Brasil), espanhol, Bokmål (norueguês), checo e polaco.

SmartGate faz a contagem inteligente da iluminação

O SmartGate foi concebido pela EFACEC Engenharia para ser utilizado em postos de transformação de média tensão ou baixa tensão, com o intuito de supervisionar o estado do próprio posto de transformação, bem como de recolher dados de contagem provenientes de dispositivos inteligentes de contagem de energia, relativos a troços da rede baixa tensão a jusante do respectivo posto.

Paralelamente, permite controlar a iluminação pública, executando planos previamente agendados, e efectuar a contagem de energia da iluminação pública. O SmartGate é uma solução pioneira, adequada aos desafios globais das Smart Grids, e ainda sem concorrência.

Wonder, as calças que dão elegância à sua silhueta

A Wonder é um produto da Salsa criado pela empresa portuguesa Irmãos Vila Nova que reúne técnicas inovadoras e exclusivas ao nível do design, moldagem e confecção. Desde que saiu para o mercado, o modelo já vendeu mais de 600 mil unidades e transformou a Salsa numa das mais conhecidas marcas de jeanwear do Mundo.

Este modelo é uma autêntica operação de cosmética corporal, mas ao natural, que torna a silhueta feminina um verdadeiro exemplo de elegância. Os materiais escolhidos para a sua produção acrescentam um toque de conforto particular.

————————————————————————

Inovação

Portugal foi o País europeu que mais progrediu no indicador relativo à despesa das empresas em investigação e desenvolvimento (I&D), segundo o último relatório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O nosso país ocupa assim o 16.º lugar, à frente de países como a Noruega e a Espanha, «fazendo parte do grupo de países moderadamente inovadores».

Fonte: Destak



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!