Inovação: Siemens adere ao projecto português de mobilidade eléctrica

Maio 18, 2010 by  
Filed under Notícias

A Siemens assinou um memorando de entendimento com a Inteli e com o Governo português para aderir ao projecto português de mobilidade eléctrica, juntando-se, assim, à EDP, Efacec, Critical Software e Novabase, consórcio responsável pela criação da rede de abastecimento de veículos eléctricos, em Portugal.

A empresa alemã auxiliará o processo de desenvolvimento da rede inteligente de carregamento e promoção da eficiência energética, em edifícios, de forma a maximizar o potencial dos veículos eléctricos como elementos armazenador de energia, produzindo sistemas de carregamento para veículos eléctricos a instalar nas habitações.

«A Siemens, com a assinatura deste protocolo entra, numa primeira fase, no ‘home-charging’, ou seja, no carregamento nas casas, e na eficiência energética dos edifícios», afirmou Carlos Melo Ribeiro, presidente executivo da Siemens em Portugal.

«Todo o modelo será desenhado para que as pessoas tenham mais incentivo para carregar os carros à noite, quando a electricidade é mais barata e há excesso de produção das renováveis face à procura», defende João Dias, o gestor do projecto «MOBI.E.».

A Siemens encontra-se, no momento, a desenvolver dois protótipos de postes de abastecimento para automóveis eléctricos na sua fábrica de Corroios e prevê que o lançamento no mercado seja feito no segundo semestre de 2010.

Segundo Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e Inovação, com este projecto «estamos a aproveitar recursos endógenos, a criar emprego e a evitar importações e estamos a desenvolver ‘standards’ que nos vão permitir exportar alta tecnologia».

Fonte: Auto Hoje



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!