Marketing: Mídias sociais ainda são usadas só como ferramenta de marketing

Junho 2, 2010 by  
Filed under Notícias

Quase 70% das companhias usam o Twitter, Facebook, Orkut e outras mídias sociais e, desse grupo, 83% realizam ações de marketing e divulgação de produtos e serviços com essas ferramentas. É o que mostra a pesquisa “Mídias Sociais nas Empresas”, realizada pela consultoria Deloitte. O levantamento aponta que as mídias sociais estão ganhando importância junto às empresas, mas ainda são pouco utilizadas como ferramentas estratégicas de relacionamento.

“A popularidade das ações de marketing é natural. As mídias sociais representam um canal de comunicação que atinge milhares de pessoas e a um baixo custo”, afirma Fabio Cipriani, gerente responsável pela prática de consultoria em Mídias Sociais da Deloitte.

O estudo foi realizado com 302 empresas de diferentes setores e tamanhos, a maioria delas nacionais e com atuação na região Sudeste. Segundo a pesquisa, 46% das empresas afirmam que as redes sociais são ferramentas importantes para oportunidades de negócios, 43% apostam nesse meio como canal de atendimento aos clientes e 17% acreditam ser uma forma de desenvolvimento de inovação por meio de inteligência coletiva. “Vimos que dificilmente a empresa envolve outros processos que poderiam gerar muitos benefícios, como a captura de pedidos, suporte ao cliente e integração de equipes”, afirma Cipriani.

Funcionário social

Em 73% das empresas, as ações ligadas às ferramentas sociais são feitas pelo departamento de marketing. A área de comunicação costuma fazer pouco uso da ferramenta, com 6%, e em menos ainda a diretoria, com 5%. Do total, 26% dos pesquisados afirmaram que há mais de um departamento envolvido com mídias sociais em suas empresas.

Ter um funcionário dedicado para cuidar das redes sociais resolveria os dois maiores obstáculos alegados pelas empresas na execução de suas estratégias. Quase metade delas afirma que o maior impedimento é a falta de tempo, e 38% dizem ser a mobilização das pessoas.

As empresas ainda estão preocupadas com resultados operacionais, quantitativos, em oposição a índices qualitativos. A maioria das empresas, 71%, dá importância a número de usuários ativos e visitantes, 63% a pageviews e 59% a frequência de visitas. Enquanto que apenas 18% acompanham o resultado das ações com medições como retorno sobre investimento e 24% querem saber o valor da marca.

O estudo revelou ainda que as redes sociais (como Orkut, Facebook, redes sociais internas) são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas, com 81%. Os microblogs (Twitter, Yammer, etc) aparecem em seguida com 79%, em um ritmo crescente que deve ultrapassar as redes sociais. O blog corporativo, outra possibilidade, é usado por 70% das empresas. Na divisão por setores, os que mais utilizam as mídias sociais são o de serviços (38,1%) e de varejo, bens de consumo & transporte (20%).

Fonte: Época Negócios – Globo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!