Marketing: Portugal vai criar linha de crédito para exportações para a China

Junho 8, 2010 by  
Filed under Notícias

Portugal vai criar uma linha de crédito para apoiar as exportações para a China, revelou este domingo o ministro da Economia, Vieira da Silva.

“A China será rapidamente um dos nossos maiores mercados fora da Europa”, afirmou, num encontro com jornalistas no pavilhão de Portugal na Expo 2010, em Xangai.

O ministro confirma assim que está a ser ultimada uma linha de crédito: “Estou a falar, por exemplo, da existência de mecanismos de apoio ao crédito, que estão a ser trabalhados entre os dois países para fomentar as correntes exportadoras e garantir uma mais fácil penetração das nossas empresas neste mercado”.

Vieira da Silva não avança, contudo, valores e recorda a existência de uma outra linha, que acabou.

“No mercado chinês, há uma qualidade que é fundamental que é a persistência. É preciso uma atitude de insistência, não pensar que os negócios se fazem facilmente”, refere.

Desde 2005, as exportações portuguesas para a China aumentaram, em média, 20% e, em comparação com 2009, nos primeiros quatro meses do ano, as exportações portuguesas para China cresceram 80%. Macau é a principal porta de entrada no mercado oriental.

O ministro da Economia encontra-se em Xangai para participar no dia dedicado a Portugal na Expo 2010. Na sessão solene comemorativa, um vice-ministro das Finanças, Liao Xiao Jun, defendeu uma “cooperação cada vez mais activa com Portugal”.

O programa do dia de Portugal inclui dois espectáculos (Mariza e o grupo Amália Hoje) e uma Arruada Minhota, com um rancho folclórico e um grupo de Zés Pereiras, de Viana do Castelo.

A Expo 2010 é a maior exposição universal de sempre, com cerca de 240 países e organizações internacionais. Decorre de 1 de Maio a 31 de Outubro e é dedicada ao tema “Better City, Better Life” (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida).

Portugal apresenta-se como “uma praça para o mundo” e “um mundo de energias”, conceitos que procuram ampliar a posição geoestratégica do país (“porta do Atlântico”) e a “criatividade e inovação” dos portugueses.

Fonte: Rádio Renascença



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!