Marketing: Consumidores vão forçar aumento das tecnologias digitais de Media e Entretenimento

Junho 16, 2010 by  
Filed under Notícias

As tecnologias digitais vão aumentar a sua presença em todos os segmentos do sector dos Media e Entretenimento nos próximos cinco anos, sendo o consumidor o principal responsável por estas alterações, segundo o relatório anual “Global Entertainment and Media Outlook: 2010-2014”.

Segundo o estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC), hoje divulgado, o contexto de incerteza económico não fez abrandar o ritmo da mudança, tendo inclusivamente sido mais acelerada do que se previa inicialmente.

Após um ano de declínio em 2009, o relatório prevê que o mercado global cresça 5% ao ano entre 2010 e 2014, atingindo os 1,7 biliões de dólares em 2014, acima dos 1,3 biliões em 2009.

A América Latina é a região com maior previsão de crescimento, com uma taxa anual acumulada de 8,8% nos próximos cinco anos, atingindo os 77 mil milhões de dólares em 2014.

Para a região da Ásia Pacífico está prevista uma taxa de 6,4%, alcançando os 475 mil milhões de dólares em 2014. Seguem-se a Europa, Médio Oriente e África, com uma taxa de 4,6%, atingindo os 581 mil milhões de dólares em 2014.

De acordo com o relatório, a América do Norte é a região com um crescimento mais lento, com uma taxa de 3,9%, passando dos 460 mil milhões de dólares em 2009 para os 558 mil milhões de dólares em 2014.

O estudo revela ainda que os consumidores estão a aderir a grande velocidade a novas experiências no sector dos Media e que o avanço na transformação digital “está a impulsionar a fragmentação dos consumidores de uma forma nunca antes vista”.

Já no que respeita a receitas da publicidade o estudo indica que têm sido particularmente afectadas pela turbulência dos mercados e, embora se verifiquem alguns sinais de recuperação, este sector continua a ser afectado pela sua natureza frágil.

O estudo da PwC aponta como improvável que os gastos em publicidade voltem aos níveis anteriores à crise, prevendo que em 2014 sejam 9% inferiores aos níveis verificados em 2006, antes dos primeiros sinais da crise financeira.

No entanto, o relatório prevê um crescimento de 4,2% no mercado global da publicidade, passando dos 406 mil milhões de dólares em 2009 para os 498 mil milhões de dólares em 2014.

Em 2014, a publicidade na Internet vai juntar-se à publicidade na televisão como os únicos segmentos com gastos acima dos 100 mil milhões de dólares.

Na sequência das alterações de comportamento dos consumidores, a PwC considera que vão surgir três temas relevantes: O poder crescente da mobilidade e dos aparelhos electrónicos, o domínio crescente da internet sobre o consumo de conteúdos e o compromisso crescente de pagar por conteúdos.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!