Economia: Descubra as 10 empresas mais valiosas do mundo

Junho 18, 2010 by  
Filed under Notícias

Cinco das cotadas com maior dimensão do mundo têm uma capitalização bolsista superior ao PIB português.

São os ‘pesos-pesados’ das bolsas mundiais e é difícil até para empresas europeias entrarem no lote das cotadas com maior capitalização bolsista do mundo. Da lista fazem parte seis empresas norte-americanas, três chinesas e uma suíça. Cinco destas entidades têm um valor de mercado superior ao PIB português.

A luta pelo título de empresa mais valiosa do mundo é acesa. As petrolíferas Exxon Mobil e a PetroChina têm alternado este ano na liderança. No final de Abril, a lista da Forbes era encabeçada pela empresa chinesa. No entanto, aos valores actuais a Exxon bate a PetroChina por 11 mil milhões de euros, segundo cálculos do Económico baseados em dados da Bloomberg.

Mas a estrela em maior ascenção é a Apple. A tecnológica liderada por Steve Jobs ultrapassou sete empresas nos últimos meses, entre as quais a rival Microsoft. A fabricante do iPad é já a terceira cotada com maior capitalização bolsista do mundo: 191 mil milhões de euros.

Outro dos destaques na lista das empresas mais valiosas do mundo é o sector financeiro chinês. A crise levou os bancos ocidentais a verem o seu músculo financeiro a ficar mais flácido e nenhum deles consegue entrar no lote das empresas mais valiosas. Já a China consegue colocar dois bancos: o Industrial and Commercial Bank e o China Construction Bank.

Tirando os bancos chineses, só Warren Buffett conseguiu colocar uma instituição financeira na lista, com a Berkshire Hathaway a ser a oitava cotada mais valiosa do mundo.

A Nestlé é a única empresa europeia a integrar a lista. A cotada vale 141 mil milhões de euros e conseguiu subir cinco lugares desde que a Forbes divulgou a sua lista no final do mês de Abril.

No seu conjunto, as dez cotadas mais valiosas do mundo valem 1,76 biliões de euros.

Empresa País Valor (em mil milhões de euros) Desempenho em 2010 (%)
ExxonMobil EUA 236 -8,74
PetroChina China 225 -23
Apple EUA 191 23
Microsoft EUA 185 -13
Industrial and Commercial Bank of China China 175 -10
Wal-Mart EUA 155 -3,67
China Construction Bank China 153 -5,55
Berkshire Hathaway EUA 151 16
Procter & Gamble EUA 144 1,50
Nestlé Suíça 141 7

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!