Empreendedorismo: Como começar o seu próprio negócio na Internet

Julho 6, 2010 by  
Filed under Notícias

Primeiro passo: plano de negócios. Segundo: financiamento. Terceiro e não menos fundamental: estar sempre online e não desistir.

O que é preciso são ideias. Se já as tem, mas não consegue desenvolver o seu projecto para um novo produto ou um serviço que pensa que tem tudo para ser um sucesso, experimente criar uma empresa a partir da Internet.

Hoje em dia as pessoas recorrem cada vez mais ao WWW para comprar bens e serviços. E muitos negócios conseguiram sobreviver porque se ligaram à Net ou porque foram criados a partir dela. Moneysupermarket.com tornou-se o segundo site com maior tráfego na Internet. À sua frente, só o gigante motor de pesquisa Google.

Plano de negócios: é preciso conhecer o mercado

Não é tarde nem é cedo. Comece já a criar o seu plano de negócios, o ponto de partida para que qualquer projecto vingue no mercado, aponta o director de negócio empresarial da Deloite, Tony Cohen, citado pelo «The Independent».

«Precisa de conhecer o seu mercado alvo, conhecer os seus concorrentes, atrair financiamento, estar seguro de bons recursos, criar a fidelidade do consumidor, especialmente o blogger, e obter alianças com parceiros estratégicos». Tony Cohen resume:«Preparação e investigação são fundamentais».

Em termos práticos, o plano de negócio deve contar uma história simples, mas convincente, que deixa ao leitor a vontade de conhecer a equipa de gestão e descobrir mais sobre» a empresa. «Deve ser tão sucinta e acessível quanto possível, e ter no máximo 20 páginas», explica Jeffrey Macklin, da empresa financeira FDUK. É importante saber com que mercado podemos contar, ir à procura de nichos.

Financiamento: cuidado com o que escolhe

Mas esses são só os primeiros passos. Muito importante também é o financiamento. E hoje em dia há muitas opções diferentes para os vários tipos de aspirantes a empreendedores. Empréstimos, vendas de acções, investimento de capital sem aumentar o nível de endividamento. São processos a ter em conta para abrir um novo negócio.

Se está a pensar ir pela via do investimento de capital, pode optar, por exemplo, pelos chamados business angels, indivíduos ricos que procuram investir em empresas em crescimento e que são boas fontes de contactos no mundo empresarial.

«Um erro comum que as empresas cometem é pedir muito pouco apoio financeiro, na esperança de conseguir pelo menos alguns dos fundos de que necessitam», aponta o director de negócio bancário da Alliance & Leicester Commercial Bank, Steve Jennings. «Mas esta é, potencialmente, uma receita para o desastre».

Mantenha o site sempre actualizado<

O preço do site da sua nova empresa é variável. Há valores para todas as carteiras. Mas se não quer construir o seu próprio site, pode procurar online os especialistas na matéria, os webdesigners. Se os utilizadores encontrarem facilmente o que desejam no site, vão confiar na sua empresa.

«Comprometa-se a actualizar o conteúdo do seu site constantemente». Inovação, imaginação e invenção «são essenciais se quiser ter sucesso no longo prazo», aconselha um consultor de empresas de pequena dimensão. «Também se torna mais fácil para as pessoas entrarem em contacto com a sua empresa. Ela precisa apresentar um rosto humano».

Um site deve servir assim de senha de entrada e deve ser fácil de navegar para que os utilizadores não saiam frustrados e não deixem de comprar. Manter os dados dos utilizadores em segurança é meio caminho andado para os conquistar.

Muito trabalho e não desistir são as premissas para que um site resulte e seja reconhecido. «O sucesso na Web é raro», alerta Tony Cohen. Mas quando se alcança, também é o «mais gratificante».

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!