Inovação: James, o concierge da portuguesa Ydreams

Julho 6, 2010 by  
Filed under Notícias

Fazer o check-in no hotel a partir do aeroporto. Pedir que façam a limpeza do quarto durante uma reunião, a quilómetros de distância. Comparar as ementas dos melhores restaurantes em redor, sem sair do lobby. Se acha que é impossível, desengane-se. Agradeça ao James, a mais recente inovação da tecnológica portuguesa Ydreams, em parceria com a norte-americana Apple, que promete revolucionar a indústria hoteleira mundial.

James é um concierge interactivo, desenhado para prestar aos hóspedes um dos serviços que mais apreciam: comodidade. Num só sistema, estão reunidas aplicações que lhe permitem interagir com o espaço, sem dar um único passo. Foi desenvolvido em ano e meio pela empresa liderada por António Câmara, em associação com a canadiana Green Vision Media (GVM), especializada em soluções multimédia para publicidade no sector do turismo.

O lançamento está marcado para Agosto, nos Estados Unidos – o mercado experimental do James. Os resultados provisórios falam por si. Em apenas dois meses, o hotel onde foram realizados os primeiros testes (o W, em Montreal) registou um acréscimo de 40 por cento na procura de serviços, como o restaurante e o spa.

“As pessoas já perderam o hábito de consultar os tradicionais dossiers com a listagem de serviços. Se usarem esta aplicação, os serviços ficam mais visíveis e mais atractivos”, aumentando a possibilidade de venda, explicou ao PÚBLICO João Marques, responsável pelo projecto. Além disso, está previsto desenvolver uma nova ferramenta, que permitirá guardar informações relativas às preferências dos hóspedes, o que “possibilitará uma maior personalização” da oferta hoteleira, acrescentou.

A YDreams atraiu para o projecto a Lodgenet, fornecedor norte-americano líder em serviços para hotéis, e espera conquistar entre quatro a dez mil quartos só no primeiro mês de comercialização, e poderá chegar aos 30 mil, até ao final de 2010. A Apple tem um papel fundamental neste negócio, visto que a plataforma escolhida para pôr o James em acção foi o iphone, embora esteja previsto o alargamento progressivo a outros operadores.

Os europeus terão de esperar mais algum tempo por James, mas a data já está marcada. “Antes do final do ano, esperamos ter o sistema implementado na Europa”, através do fornecedor Square Group (revendedor da Apple), assegurou João Marques. O concierge virtual também deverá chegar a Portugal, até porque muitas das cadeias internacionais que o vão adoptar operam em território nacional, como é o caso do Sheraton.

Com o James, tudo o que um hóspede pode querer num hotel e que, até agora, estava repartido por locais tão dispersos como o balcão, a televisão, o telefone e, claro, o dossier, fica agora reduzido a uma única plataforma. A Ydreams, que está actualmente a trabalhar na criação de duas novas empresas (uma das quais a instalar no Cartaxo) prefere não fazer cálculos ao que esta inovação poderá significar em termos de encaixe financeiro.

António Câmara, presidente executivo da tecnológica, admitiu que o mercado português “não está a crescer” e que, este ano, prevê que as receitas não ultrapassem os dez milhões já atingidos em 2009. No entanto e ao contrário de Portugal, há países que estão a correr de feição à empresa, como é o caso do Brasil, onde têm clientes como a cervejeira Ambev e a petrolífera Petrobras. “É um mercado que está em explosão. O peso no volume de negócios está a aproximar-se do que conseguimos fazer em Portugal e é natural que o ultrapasse”, explicou o líder da YDreams.

A Índia também tem cada vez mais importância no negócio, mas a empresa não pondera abrir um novo escritório no país. Aliás, depois de já se ter instalado fisicamente em Espanha, no Brasil e nos Estados Unidos, só pensa em “estabelecer parcerias” lá fora, garantiu António Câmara. “É muito caro fazê-lo de outra forma”, acrescentou.

Fonte: Público



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!