Marketing: Google insiste num «Facebook» próprio

Julho 6, 2010 by  
Filed under Notícias

Gigante da Internet quer criar uma rede social a sério, o Google Me.

Os rivais mudam, mas a competição mantém-se. A Google quer ser a primeira em tudo, até nas redes sociais, área de negócio dominada pelo Facebook e pelo Twitter.

Se primeiro a concorrente era a Microsoft, em relação ao correio electrónico e ao editor de textos, depois a empresa quis imitar a Apple e desenvolveu sistemas operativos para portáteis e telemóveis. Nem as redes sociais escapam à Google. Só que as primeiras tentativas, com o Orkut e o Buzz não surtiram grande efeito.

Sem baixar os braços, a gigante da Internet tem em mãos um novo projecto, com o nome provisório de Google Me. Esta nova rede social é muito parecida com o Facebook, segundo fontes próximas da empresa, citadas pelo jornal espanhol «El País».

Google Buzz é página virada

«Deram-se conta que o Buzz não era suficiente e que necessitavam construir uma rede social completa, de primeira classe. Estão a fazê-lo à imagem do Facebook», afirmou o ex-chefe tecnológico do Facebook.

É que a entrada neste novo projecto acaba por ser também o reconhecimento do fracasso do Google Buzz, uma espécie de rede social que acabou por se circunscrever ao correio electrónico do Gmail. E ficou mal vista por causa de acusações de violação da privacidade dos utilizadores.

Peripécias que mancharam a imagem do Google Buzz, com apenas cinco meses de vida.

Facebook já avançou um capítulo

O Facebook está um passo à frente já que, desde Abril, disponibilizou um novo serviço, o Facebook Connect e ao protocolo Open Graph que fazem os botões «Gosto» e «Recomendar» em milhares de páginas da Internet.

A Google continua a ser, ainda assim, a segunda maior empresa com mais lucros (8.312 milhões de dólares no ano passado). Depois está a Apple, com 5.720 milhões. O Facebook aparece em último lugar com 800 milhões de dólares.

A «vencedora» ainda é a Microsoft, muito bem posicionada em relação às outras empresas. Os lucros da gigante informática foram de 14.570 milhões de dólares no ano passado.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Marketing: Google insiste num «Facebook» próprio"

  1. rodmarcos on Ter, 6th Jul 2010 6:33 pm 

    “Só que as primeiras tentativas, com o Orkut e o Buzz não surtiram grande efeito.”

    Não concordo com a 1ª parte da frase. O Orkut é a maior rede social do Brasil. Isso não é ter grande efeito? Já o Buzz, coitado, nunca percebi muito bem o que estavam a tentar fazer… Apenas mais uma experiência :P

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!