Inovação: Facebook, nova tecnologia reconhece rostos em fotos

Julho 7, 2010 by  
Filed under Notícias

Reconhecimento facial ainda está em fase de testes, mas promete tornar a rede social num «livro de caras».

Chama-se Facebook ou «livro de caras» por alguma razão. E mais cedo ou mais tarde tinha de lançar um serviço de reconhecimento facial.

Com esta nova tecnologia mais rápida e mais simples, a rede social passa a ser capaz de reconhecer rostos em fotografias publicadas pelos utilizadores.

O reconhecimento facial acontecerá assim de forma automática, a partir da lista de amigos dos cibernautas registados no Facebook.

Até agora, identificar um amigo numa foto era um processo manual e até aborrecido quando os utilizadores queriam «marcar» muitas pessoas numa mesma foto ou álbum. O processo de codificação fica assim simplificado.

100 milhões de fotos por dia

Para além da aposta no Face Detection, a rede social também quer melhorar o upload e a partilha de imagens.
Todos os dias são enviadas mais de 100 milhões de fotos na rede social, segundo os dados do Facebook recolhidos pelo «The New York Times». São já 99% os utilizadores que já carregaram, pelo menos, uma fotografia na rede social. Números que rivalizam com as 24 horas de vídeo enviadas a cada minuto para o YouTube.

A tecnologia ainda está em fase de testes, «mas isto e muito mais» será conhecido por todos em breve, aponta o mesmo jornal. «Fique atento», aconselhou o fundador da empresa que está por detrás da tecnologia de reconhecimento facial. A Divvishot foi adquirida pelo Facebook há dois meses.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!