Marketing: Quase 70% das empresas ignora as redes sociais

Julho 8, 2010 by  
Filed under Notícias

Facebook ou Twitter servem mais para manter contactos comerciais do que para atrair novos clientes.

As redes sociais são cada vez mais uma via para fazer novos negócios ou simplesmente para os dinamizar. Mas em Portugal não é bem assim. Quase 70% das empresas portuguesas não tira partido deste submundo da Internet para atrair novos clientes.

Dos 75 países analisados pela fornecedora de escritórios Regus, Portugal é mesmo dos últimos na corrida ao mundo cibernético. Apenas cerca de 30% das companhias é adepta das redes sociais para fomentar os seus negócios (contra 40% da média dos outros países) e, destas, só 20% gastam dinheiro nesta ferramenta de marketing.

Mas mais de um quarto das empresas a nível mundial (27%) aloca uma percentagem do seu orçamento para marketing só para investir nesta área. Um número «revelador da confiança que as empresas estão a depositar nas redes sociais enquanto forma de negócio», aponta o estudo.

Redes servem para manter contactos comerciais

Em Portugal, a maioria das empresas utiliza o Facebook ou o Twitter, entre outras redes, apenas para a manutenção de contactos comerciais. Quase metade dos inquiridos apontou a possibilidade de gestão e comunicação com grupos de clientes como a maior vantagem das redes sociais. Mas há também quem olhe para elas como uma oportunidade de encontrar informação relevante de negócio (58% dos inquiridos, mais do que a média global de 54%).

Um bom perfil dá mais garantias de novos clientes

O perfil de uma empresa, se bem desenhado, pode constituir um foco de atracção importante, já que 49% dos inquiridos (44% globalmente) ficaram impressionados com as animações audiovisuais da página de uma companhia nestes sites de amigos virtuais.

É certo que o investimento em redes sociais não é grande, em Portugal, mas as empresas nacionais são menos cépticas em relação ao seu potencial, do que a média dos inquiridos (29% contra 34%).

Pequenas empresas estão mais à frente

Um dado surpreendente é que são as pequenas empresas as que mais utilizam as redes sociais. Isto porque 44% das pequenas empresas conquistou com sucesso novos clientes através de redes sociais, enquanto as empresas médias alcançaram uma média 36% e as grandes empresas 28%.

São os sectores das TIC, vendas a retalho, media e marketing e consultoria os que mais se apoderam das redes sociais, enquanto os sectores industrial, de serviços financeiros e da saúde ficam para trás na corrida.

Os países com maior sucesso na conquista de novos clientes através das redes sociais são a Holanda (48%), Índia (52%), México (50%) e Espanha (50%).

Este estudo foi gerido e administrado pela empresa independente MarketingUK, e levado a cabo junto de mais de 15 mil inquiridos em 75 países, em empresas de todas as dimensões e de todos os sectores.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Marketing: Quase 70% das empresas ignora as redes sociais"

  1. Samuel on Dom, 11th Jul 2010 10:37 pm 

    É uma pena que as empresas ainda desprezem este tipo de comunicação tão importante.

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!