Marketing: Facebook, proteja a sua imagem

Julho 28, 2010 by  
Filed under Notícias

Roubo de imagens para fins comerciais ou para criar identidades falsas é cada vez mais frequente nas redes sociais. Melhor é apostar na prevenção.

As redes sociais têm sido o alvo preferencial para roubo de dados e identidade. São muitos os fins que os usurpadores dão às nossas imagens: ou para efeitos comerciais ou para criar uma nova identidade ou até para fraudes relacionadas com adopção de crianças ou tráfico sexual. De uma coisa podemos ter a certeza: a nossa imagem pode dar lucro a quem não deve.

O alerta é dado pela fabricante de software de segurança, a BitDefender, num relatório divulgado esta terça-feira. O furto de imagens «já acontece há algum tempo, como o caso da família norte-americana que viu o seu postal de natal ser usado para fins comerciais ou a foto de um bébé usada numa fraude de adopção. Também no Facebook assistimos ao uso abusivo de imagens alheias».

É que «usando imagens roubadas no Facebook evita-se por exemplo o pagamento de direitos de autor de uma determinada imagem», explica Catalin Cosoi, da BitDefender. «As imagens são roubadas por muitas razões, sendo a principal o lucro. Outras são a criação de identidades falsas e os ataques de phishing e spam.

Se o Facebook é das redes sociais com maior número de utilizadores, também é das redes mais apetecíveis para os ladrões. O «livro de caras» tem sido bastante criticado pela sua política de privacidade. Seja proactivo e siga estes conselhos para preservar a sua imagem no Facebook:

Evite colocar fotografias

Esta é uma medida «drástica», no entanto «é a melhor maneira de assegurar-se de que nenhuma imagem irá ser roubada e utilizada abusivamente».

Verifique as opções de segurança

O Facebook e outras redes sociais oferecem várias opções para restringir o acesso ao conteúdo publicado. Entre elas, estão as relacionadas com fotografias. «Pode escolher se os dados e as imagens que publica são públicos ou se só podem ser vistos por um número restrito de pessoas».

Inclua uma «marca de água»

Adicionar uma marca de água digital, como um logótipo ou um nome é outra estratégia simples para proteger a sua identidade visual. «Mesmo que a fotografia perca o factor espectáculo, a marca poderá ser suficiente para dissuadir um ladrão de imagens. Existem inúmeros programas que ajudam a colocar a marca de água nas imagens».

Use imagens de baixa qualidade

Se fizer o upload das suas imagens com uma resolução de 72 dpi e sem exceder o tamanho de 640 x 480 pixéis, terá mais garantias de que as suas imagens não serão roubadas. Isto porque fotografias desse tipo «não são válidas para fins comerciais ou outros».

Evite publicar imagens pessoais ou retratos

Se aparece sozinho nas fotografias que coloca no Facebook, há uma maior probabilidade de a sua imagem ser utilizada sem o seu consentimento. Há que ter um cuidado redobrado no que diz respeito aos retratos de crianças.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!