Capital Humano: A cada ano que passa 200 mil portugueses mudam de emprego

Agosto 3, 2010 by  
Filed under Notícias

Precariedade laboral está na origem do aumento verificado entre 2006 e 2008. Tendência é para empregos «flexíveis».

Menos pessoas que entram no mercado de trabalho e mais pessoas que mudam de emprego. Entre 2006 e 2008, ainda a crise não tinha pregado uma rasteira ao país, mais de 600 mil pessoas trocaram de trabalho. Ou seja, um quinto dos 3,3 milhões analisados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho ou 200 mil a cada ano que passa.

Embora muitas pessoas tenham conseguido manter o seu posto de trabalho, há cada vez menos pessoas a conseguir aceder ao mercado laboral. As que conseguem, vão sobretudo para as empresas mais pequenas, até 9 trabalhadores.

Mas a maioria dos empregos criados são serviços não qualificados, de fraca qualidade, frágeis e precários, revelou ao «Jornal de Notícias» a professora da Faculdade de Economia do Porto, Aurora Teixeira.

Se por um lado «empregos estáveis são sempre estáveis», por outro os trabalhos «móveis perpetuam-se», acrescenta o docente do ISCTE, António Monteiro Fernandes. E mudar de trabalho não quer dizer que se vai ganhar melhor. Quem arrisca, pode ter um salário superior ao que tinha antes, mas mesmo assim ganha menos do que as pessoas que continuam onde estavam.

A tendência agora é falar em flexibilidade. Aurora Teixeira diz que os empregos estáveis vão continuar a baixar e no lugar deles encaixar-se-ão os «flexíveis». Ou serão antes empregos «precários»? Depende da «perspectiva», escreve o mesmo jornal.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!