Marketing: Hotéis de cinco estrelas são os mais resistentes à crise

Agosto 12, 2010 by  
Filed under Notícias

Os hotéis em Portugal tiveram um aumento de dois por cento nas dormidas em Junho deste ano, face ao mesmo período de 2009. Os de cinco estrelas foram os que mais contribuíram para o aumento, com uma subida de 4,2 por cento.

Os hotéis e as pousadas registaram um aumento no número de dormidas no mês de Junho. Segundo dados divulgados hoje pelo INE, as dormidas em hotéis subiram 1,8 por cento e as pousadas com 1,6 por cento, em comparação com o ano anterior.

“Para o crescimento dos hotéis contribuíram todas as categorias, principalmente as unidades de cinco estrelas (4,2 por cento) e as de três (3,2 por cento)”, revela o INE.

Ainda assim, os mais procurados são os hotéis de quatro estrelas, com 962 mil dormidas no mês de Junho, mais 0,5 por cento que em 2009.

Os números revelam que, apesar da crise, os hotéis de luxo têm conseguido registar aumentos no total de dormidas por mês, contrariando a quebra no turismo em Portugal.

Em Junho, as unidades hoteleiras registaram 3,5 milhões de dormidas, menos 2,3 por cento que em igual período de 2009.

Mais de dois milhões de dormidas foram por parte de estrangeiros, “os residentes contribuíram com 1,3 milhões de dormidas, menos 4,6 por cento do que no mês homólogo”, adianta o INE. Estes dados vêm “contrariar a tendência de evolução positiva que se vinha registado nos últimos meses”, o que significa que os portugueses têm vindo a abdicar de noites fora de casa.

A estada média, ou número de noites passadas nos estabelecimentos de hotelaria, também desceu, e em Junho a média não chegava às três noites registadas em 2009, ficando-se pelas 2,8 noites.

“A Madeira e o Algarve foram as regiões onde ocorreram as estadias mais prolongadas (5,2 e 4,5 noites, respectivamente)”, diz o INE.

Fonte: Público



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!