Marketing: As 11 marcas que mais investem no futebol mundial

Agosto 23, 2010 by  
Filed under Notícias

O desporto mais rentável do mundo tem nomes grandes como os jogadores. Saiba quais.

Das contratações ao ‘merchandising’, passando pelos contratos publicitários: o futebol mede-se em números XXL. Os valores milionários que se investem ajudaram a que este desporto se tornasse ‘rei’, mas há marcas com maior empenho, como elegeu o ‘site’ SoccerLens. Conheça as 11 marcas titulares que os clubes querem nas suas equipas

1. Coca-Cola
O primeiro anúncio da marca de refrigerantes associado ao futebol surgiu em 1950, mas tornou-se patrocinador oficial do Mundial em 1978 (onde a anfitriã Argentina venceu a Holanda), tendo já contratos até 2022. A marca tem também acordos com a UEFA, e marcará presença nos Euros 2012 e 2016. A última campanha esteve em 170 países.

2. Nike
Manchester United, Barcelona, Portugal ou Brasil, são alguns dos equipamentos desportivos que carregam o símbolo da Nike. Patrocinou jogadores como Ronaldinho Gaúcho ou Cristiano Ronaldo e, apesar de nunca ter sido patrocinador oficial, nunca está ausente dos relvados.

3. McDonald’s
É difícil ter atletas de competição patrocinados pela McDonald’s, a maior cadeia de ‘fast food’ do mundo, mas a UEFA e a FIFA agradecem os 30 milhões anuais de patrocínio.

4. Adidas
A marca alemã é, desde 1970, o principal fornecedor de bolas para os Mundiais da FIFA, tendo acordos semelhantes com a UEFA. Veste ainda Real Madrid, Bayern de Munique e o Ac Milan.

5. Barclays
O banco patrocinador da 1ª Liga inglesa desde 2001 tem contrato até à época 2012/2013, com direitos de ‘naming’ que custaram perto de 100 milhões de euros.

6. Budweiser
A produtora alemã de marcas como a Budweiser fazem dela a cerveja oficial do Mundial da FIFA e da Premier League.

7. Puma
Além de patrocinar 12 selecções africanas, em Portugal veste o Sporting. Ocupa posições cimeiras pela aposta em várias equipas.

8. Aon
O patrocínio da empresa de serviços financeiros à camisola do Manchester, até 2014, foi de 97 milhões de euros.

9. Visa
Depois de destronar a rival Mastercard ao investir o que se estima terem sido 117 milhões de euros nos torneios de 2010 e 2014, a empresa de cartões de crédito ganha um lugar cativo no plantel dos maiores patrocinadores.

10. Pepsi
Fernando Torres, Messi, Drogba ou Thierry Henry são algumas das caras da Pepsi, que sucederam a David Beckham depois de um contrato de dez anos. Patrocina ainda a liga de futebol norte-americana.

11. Samsung
A empresa sul-coreana de electrónica patrocina o Chelsea desde 2005 com acordo até 2013. Colabora ainda com a Taça das Nações Africanas.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!