Marketing: Confiança dos portugueses recupera após nove meses em queda

Agosto 31, 2010 by  
Filed under Notícias

Consumidores acreditam que situação da economia nacional vai melhorar.

O indicador de confiança dos consumidores portugueses recuperou em Agosto, interrompendo o acentuado perfil descendente observado desde Novembro de 2009, revelam dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Esta melhoria resultou do contributo positivo de todas as componentes. As expectativas sobre a evolução da situação económica do país apresentaram o contributo positivo mais expressivo para o andamento do indicador de confiança, contrariando o forte perfil descendente observado desde o final de 2009.

As expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar também recuperaram em Agosto, suspendendo o agravamento iniciado em Dezembro. O saldo de respostas extremas (SER) das perspectivas relativas ao desemprego diminuiu no mês de referência, após ter aumentado em Junho e Julho.

Portugueses esperam começar a poupar mais

As perspectivas de evolução da poupança registaram um movimento ascendente ténue nos dois últimos meses, interrompendo o forte agravamento iniciado em Novembro.

Relativamente às variáveis que não integram o indicador de confiança, o INE diz que as apreciações dos consumidores sobre a situação financeira do agregado familiar se agravaram nos últimos seis meses, embora de forma ténue em Agosto.

O SRE das opiniões sobre a situação económica do país aumentou, após ter diminuído continuamente desde o final de 2009. O saldo das apreciações sobre a evolução passada dos preços voltou a registar um aumento significativo, mantendo a subida iniciada em Dezembro e apresentando o valor mais elevado desde Março de 2009. Pelo contrário, o SRE das perspectivas de evolução dos preços diminuiu, depois de ter registado em Julho o máximo desde Agosto de 2008 na sequência da forte trajectória descendente iniciada em Agosto de 2009.

O SRE das opiniões sobre a compra de bens duradouros no momento actual estabilizou nos últimos dois meses, suspendendo o movimento descendente observado desde Dezembro. As perspectivas sobre a compra destes bens retomaram a trajectória negativa iniciada em Outubro, atingindo o mínimo histórico da série.

Por sua vez, as apreciações sobre a poupança no momento actual mantiveram o agravamento iniciado em Fevereiro, embora registando um andamento mais ligeiro em Agosto que nos meses anteriores.

Indústria é a única mais optimista

O INE revela ainda que o indicador de clima económico estabilizou nos últimos dois meses no valor mais elevado desde Setembro de 2008, interrompendo o movimento ascendente iniciado em Maio de 2009.

Em Agosto, observou-se uma recuperação do indicador de confiança da Indústria Transformadora e uma deterioração dos relativos à Construção e Obras Públicas, ao Comércio e aos Serviços.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!