Marketing: Comércio mundial disparou 25% na primeira metade do ano

Setembro 3, 2010 by  
Filed under Notícias

O valor das mercadorias transaccionadas globalmente aumentou 25% no primeiro semestre deste ano por comparação com o mesmo período do ano passado.

“Esta forte recuperação no crescimento do comércio mundial confirma a continuação de uma tendência iniciada no primeiro trimestre do ano”, refere a Organização Mundial de Comércio (OMC).

A subida vertiginosa do preço de algumas matérias-primas e a baixa base de comparação, explicam em boa medida, este crescimento exponencial.

Segundo dados hoje divulgados pela organização sedeada em Genebra, a Ásia foi o continente cujo valor das exportações e simultaneamente das importações mais cresceu: 37% e 38%, respectivamente.

A China exportou mais 44% e importou mais 41%, números próximos dos do Japão: 41% e 35%, respectivamente.

A região do mundo onde as exportações mais cresceram, uns impressionantes 44%, foi a da Comunidade de Estados Independentes, que reúne as 11 Repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. Já o país que mais importou foi o Brasil: 56%.

Os números mais modestos foram os registados pelos 27 países da União Europeia, que venderam ao mundo, em valor, mais 13% na primeira metade deste ano face ao período homólogo, e compraram mais 14%.

Os Estados Unidos surgem a meio da tabela, com uma subida de 25% nas exportações e de 32% nas importações.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!