Marketing: Portugal tem a 4.ª maior comunidade de emigrantes na UE

Setembro 8, 2010 by  
Filed under Notícias

Portugal apresenta a quarta maior comunidade de emigrantes na União Europeia, com cerca de um milhão de cidadãos portugueses a residirem noutro Estado-membro, revela um relatório hoje divulgado pelo gabinete oficial de estatísticas da UE, o Eurostat.

De acordo com os dados do relatório, em Janeiro de 2009 viviam no conjunto do espaço comunitário 31,9 milhões de cidadãos estrangeiros, dos quais 11,9 milhões (ou 37%, mais de um terço) provenientes de um outro Estado-membro da UE.
O Eurostat aponta que os maiores grupos eram da Roménia (2 milhões de cidadãos a residir num dos outros 26 países europeus, o equivalente a 6% do número total de estrangeiros na UE a 27), Polónia (1,5 milhões), Itália (1,3 milhões) e Portugal (1 milhão de habitantes, ou seja, 3% do total de cidadãos estrangeiros).
Sendo 6,4% da população total da UE constituída por estrangeiros, a proporção varia bastante de país para país, oscilando entre 1% na Polónia e Bulgária e 44% no Luxemburgo, apresentando Portugal uma taxa de imigrantes abaixo da média comunitária, de 4,2% (443 mil cidadãos estrangeiros a residir no país).

Entre os estrangeiros a viver em Portugal, a grande maioria é originária de países terceiros, de fora da União: 3,4% do total da população, contra somente 0,8% de cidadãos oriundos de outro Estado-membro do espaço comunitário.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!