Inovação: Criada primeira Rede de Economias Criativas

Setembro 9, 2010 by  
Filed under Notícias

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro aprovou a candidatura de nove milhões de euros da primeira Rede de Economias Criativas criada a nível nacional, revelaram os municípios que compõem a rede.

“Temos investimentos de um total de nove milhões de euros que vamos desenvolver associados aos eixos da criatividade, empreendedorismo e educação criativa”, afirmou à agência Lusa Telmo Faria, presidente da câmara de Óbidos, que lidera a rede.

Um dos projectos a desenvolver passa por investir meio milhão de euros na criação entre os vários parceiros de um canal de televisão, cujos conteúdos são produzidos pelos alunos das escolas de cada um dos concelhos abrangidos, criando assim uma rede de escolas criativas.

“Queremos estimular a criatividade através da multimédia”, sublinhou o autarca.

Entre os vários investimentos, destacam-se também projectos que estimulam o empreendedorismo entre os cidadãos e que apoiam a fixação de indústrias criativas nos concelhos pertencentes a esta Rede das Economias Criativas.

“Queremos que a criatividade seja o motor de desenvolvimento destes municípios, por isso queremos estimular a criatividade e o empreendedorismo logo a partir das escolas”, disse.

A Rede Portuguesa das Economias Criativas é composta pela Fundação Bissaya Barreto e pelos municípios de Óbidos, Guimarães, Montemor-o-Velho, Tondela, Montemor-o-Novo e Seia, entre os quais existem projectos comuns orçados em 2,5 milhões de euros de investimento.

“Estamos a preparar o modelo de gestão, que vai passar pela constituição de uma associação para gerir os projectos”, adiantou o autarca social-democrata.

Os parceiros da rede têm até Dezembro de 2013 para concretizar todos os investimentos previstos.

A rede resulta da necessidade dos municípios em encontrarem formas inovadoras de gestão pública e de planeamento conjunto de estratégias de inovação e criatividade.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!