Inovação: Mais fácil pagar contas e receber facturas a partir de casa

Setembro 9, 2010 by  
Filed under Notícias

Novo serviço de «homebanking» permite armazenar facturas electrónicas e agendar pagamentos. Está disponível para empresas e particulares.

O multibanco veio facilitar a vida de muita gente, tanto para ter dinheiro sempre à mão como para efectuar pagamentos. E que tal fazê-lo a partir de casa? A Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) vai ter a partir de segunda-feira um novo serviço que permite, através do homebanking, centralizar todas as facturas de diferentes emissores e agendar os respectivos pagamentos.

O MB DOX dirige-se a particulares e empresas, é gratuito na adesão e pagamento de contas e está integrado no homebanking, já utilizado actualmente por 1,5 milhões de portugueses. Espera-se também que esta medida dê um novo impulso à factura electrónica, que ainda tem uma utilização reduzida em Portugal, e baixe os custos operacionais das empresas.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da SIBS, Vítor Bento, o serviço é bastante fácil, seguro e ecológico e «é mais um contributo para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses» além do já conhecido serviço da rede de Caixa Automático Multibanco. E «testemunha a capacidade de inovação dos portugueses», correspondendo «às [suas] novas necessidades».

Para aderir, os particulares devem aceder ao seu homebanking, seleccionar a opção MB DOX, seguir os passos indicados e o serviço fica imediatamente activo.

CGD, Millenniumbcp, Vodafone e PT já aderiram

As empresas devem contactar o seu banco, ou a SIBS PROCESSOS, para receberem toda a informação e passarem a enviar as suas facturas em formato digital aos seus clientes. Na área de gestão, e a partir da «visualização de documentos», é possível consultar as facturas recebidas, as que estão em processo de pagamento, já pagas ou fora de prazo. Através do MB DOX é ainda possível actualizar o estado de uma factura marcando-a como paga, para o caso de já ter sido liquidada por outra via, escreve a agência Lusa.

Mas há mais: os clientes do homebanking usufruem de maior facilidade em agregar várias facturas num meio seguro; elas ficam armazenadas durante um prazo legal de 10 anos e podem ser impressas em caso de necessidade.

Lançado no ano em que a SIBS comemora os 25 anos da Rede de Caixa Automático Multibanco, o MB DOX entra em funcionamento segunda-feira com cinco empresas já aderentes, dois bancos e três entidades emissoras: CGD e Millenniumbcp, e Vodafone, PT Comunicações (inclui MEO) e GASCAN.

Em fase de implementação estão parcerias com os bancos BPI e BES e com outros fornecedores de serviços.

Fonte: Tvi 24 horas



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!