Marketing: Um quinto dos portugueses arrenda casa

Setembro 13, 2010 by  
Filed under Notícias

As dificuldades na aquisição de casa levam cada vez mais portugueses a optar pelo arrendamento.

O arrendamento é uma alternativa cada vez mais real na vida dos portugueses, sendo já uma escolha para 20% dos clientes que procuram casa. De acordo com o gabinete de estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), em Maio e Junho deste ano “o arrendamento residencial representa cerca de 20% das intenções de pesquisa, com incidência nos distritos de Lisboa e Porto (21,3% e 19,5% respectivamente)”.

Este cenário leva algumas empresas, mediadores e promotores a encarar o arrendamento como uma opção séria de investimento, colocando a oferta disponível neste mercado. A consultora imobiliária CB Richard Ellis (CBRE), no relatório de mercado residencial lançado em Junho de 2010, alerta para o facto de “o hábito enraizado nos portugueses de aquisição de casa própria é um objectivo cada vez mais distante, dado que o acesso ao financiamento bancário está mais restrito, com a diminuição dos rácios de endividamento, o aumento das margens dos bancos e a aplicação de critérios de análise de risco e de avaliação de imóveis mais rigorosos”. De acordo com João Nuno Magalhães, director do residencial da CBRE, este contexto, aliado ao incremento da mobilidade das famílias, impulsionou o mercado de arrendamento habitacional. Outro elemento que dinamizou este mercado foi o facto de ter sido alargado o universo de beneficiários do Programa Porta 65 Jovem cujo objectivo é apoiar os jovens no arrendamento de habitações, com a atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

Aspectos penalizadores
Contudo, os profissionais alertam para alguns aspectos que penalizam o novo mercado do arrendamento. A pouca oferta de casas disponíveis no mercado e os valores elevados de renda pedidos pelos proprietários fazem com que as operações de arrendamento concretizadas fiquem abaixo do desejável. Esta situação deve-se sobretudo ao facto de muitos dos promotores continuarem a construir casas para venda e não para futuro arrendamento. “Mais de 97,3% da oferta residencial continua destinada à venda, sobretudo na faixa entre os 75 mil e os 175 mil euros, correspondente a 53,7% dos imóveis residenciais disponibilizados no portal CasaYES”, refere a APEMIP. Um facto que leva mediadores como a IN´s, a ERA, a CBRE e a ComprarCasa a terem dificuldade em satisfazer a procura crescente de clientes para o arrendamento. “Uma parte desta procura não será, no entanto, satisfeita a curto prazo, pois a oferta não corresponde ainda ao aumento registado”, adianta António Pinto Ferreira, director de desenvolvimento de novos negócios da IN´s, consultora especializada no arrendamento e que actua nas zonas de Lisboa, Cascais e Estoril.

Já Miguel Poisson, director-geral da ERA Imobiliária, diz que “continua a haver um défice na oferta de arrendamento. Com mais procura do que oferta, os preços não baixam. Para além deste facto, a actual legislação não protege suficientemente os proprietários e muitos deles receiam arrendar as suas casas”. Na opinião de Luís Mário Nunes, director da Comprar Casa ,”o aumento da procura de arrendamento, ao não ser acompanhado pela necessária compensação na oferta até origina um efeito contrário de incremento de preços de arrendamento”.

De acordo com o gabinete de estudos da APEMIP/portal CasaYES a procura no sector ronda valores de renda entre os 456,49 e os 683,49 euros, para tipologias T2 e T3, nos dois meses em análise (Maio e Junho de 2010). Contudo, é visível que os valores de renda apresentaram neste período um crescimento ligeiro em comparação com o bimestre anterior, os meses de Março e Abril. Já de acordo com o estudo da CBRE, os valores médios mensais de arrendamento pedidos são de cerca de 11 euros o metro quadrado (m2), em Lisboa, e de cerca de sete euros na cidade do Porto. Estes valores aumentam para 13 euros por m2 na zona da Baixa-Chiado, em Lisboa, e para os nove euros na zona da Foz, no Porto.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!