Marketing: Portugal é o 24º melhor país para fazer negócios

Setembro 14, 2010 by  
Filed under Notícias

Em 128 nações, Portugal ocupa a 24ª posição do “ranking” de 2010 da revista “Forbes” dos melhores países onde fazer negócios.

Apesar de ter descido cinco lugares, pois no ano passado estava posicionado no 19º lugar, Portugal mantém-se no top 25 dos melhores países onde fazer negócios, numa lista que é liderada pela Dinamarca.

Entre os dados que são tidos em conta no critério de avaliação, o desempenho do mercado bolsista desceu algumas posições face ao ano anterior. Já a liberdade monetária observou melhorias.

Segundo a “Forbes”, Portugal tornou-se uma economia diversificada e cada vez mais virada para os serviços desde que integrou a então CEE em 1986.

“Nas duas últimas décadas, os sucessivos governos [portugueses] privatizaram muitas empresas controladas pelo Estado e liberalizaram áreas-chave da economia”, sublinha a revista.

A “Forbes” recorda ainda, no seu destaque sobre Portugal, que o país se qualificou para a União Económica e Monetária em 1998 e começou a fazer circular o euro a 1 de Janeiro de 2002, de par com mais 11 economias da UE. E salienta que o crescimento económico português esteve acima da média da UE durante a maior parte da década de 90, mas que caiu entre 2001 e 2008, tendo registado uma contracção de 2,8% em 2009. “O PIB per capital está a cerca de dois terços da média da UE-27”, diz a revista.

De acordo com a “Forbes”, o fraco sistema educacional, em particular, tem sido um obstáculo a uma maior produtividade e crescimento.

Além disso, “Portugal tem sido cada vez mais ofuscado pelos produtores de mais baixo custo da Europa Central e da Ásia como alvo do Investimento Directo Estrangeiro (IDE)”.

A revista comenta ainda que o sector financeiro português tem estado relativamente protegido da crise financeira global e que o governo não gastou muito dinheiro a recapitalizar a banca. “No entanto, o governo enfrenta escolhas difíceis na sua tentativa de estimular a economia, ao mesmo tempo que tenta manter o défice orçamental dentro do tecto de 3% do PIB definido para a Zona Euro”, destaca a “Forbes”.

Neste “ranking” da “Forbes”, Espanha ocupa a 33ª posição e o último país da lista, no 128º lugar, é a Venezuela.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!