Inovação: Investigador de Coimbra premiado por criar detergente “inteligente”

Setembro 21, 2010 by  
Filed under Notícias

Uma solução científica inovadora desenvolvida por um investigador da Universidade de Coimbra para criar um material com propriedades de detergente que consegue diferenciar temperaturas para agir em metais diferentes foi premiada pela organização internacional Innocentive.

Concebida por Abílio Sobral, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a fórmula permite “gerar um composto orgânico de alto desempenho ‘inteligente’ capaz de, mediante a temperatura, remover resíduos (nomeadamente metais pesados) completamente diferentes”, segundo uma nota da FCTUC.

Ao apresentar esta solução, Abílio Sobral foi premiado num concurso de ideias com um “Innocentive Award”, o terceiro que recebe da organização americana com o mesmo nome que estabelece uma interface entre as grandes empresas e a comunidade científica internacional para esta resolver problemas concretos da indústria, revelou hoje o químico à agência Lusa.

O investigador de Coimbra desenvolveu uma fórmula com agentes coordenantes para remover metais, alcançando “um material com propriedades de detergente que consegue diferenciar temperaturas para agir em metais diferentes em soluções aquosas”, segundo a nota da FCTUC.

“Por exemplo, a uma temperatura de 25 graus o detergente remove um metal e a uma temperatura de 80 graus remove outro completamente distinto. Assim, uma mesma molécula resolve vários problemas”, explica Abílio Sobral.

A solução, “eleita a melhor a nível mundial para um problema tecnológico, baseia-se no uso de macrociclos do tipo da clorofila na coordenação de metais em soluções de detergentes de alto desempenho (Mn2+ Chelation – INNOCENTIVE 9153999)”, adianta a nota.

A Innocentive “é a maior organização mundial de inovação dirigida para a resolução de problemas tecnológicos e humanitários nas áreas da química, física, biologia, saúde e diversas engenharias e tem parcerias com as mais prestigiadas instituições e empresas do mundo – mais de três dezenas de empresas eleitas pela Fortune integram a Innocentrive. São exemplos a NASA, a Nature e a Rockefeller Foundation”.

Com o valor de 20 mil dólares (cerca de 15 600 euros), trata-se do terceiro “Innocentive Award” que Abílio Sobral recebe, fazendo com que passe a integrar o “restrito grupo mundial de ‘Top Solvers da Innocentive’”.

Segundo o comunicado da FCTUC, o primeiro galardão foi conseguido em 2006, pelo desenvolvimento de novos materiais de revestimento com moléculas orgânicas coordenantes, e o segundo em 2009, pela conceção de uma nova metodologia de aproveitamento dos resíduos de madeira para a produção de materiais de utilidade industrial do tipo fenólico.

Fonte: As Beiras



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!