Marketing: Marcas portuguesas de calçado diversificam oferta

Setembro 24, 2010 by  
Filed under Notícias

Depois de ganharem fama nos pés, as empresas nacionais de calçado estão a diversificar a oferta com o lançamento de novos produtos que complementam as colecções de sapatos e algumas querem tornar-se grupos de moda.

A Fly London, do grupo Kyaia, deu na maior feira de calçado, em Milão, mais um passo na caminhada “para se transformar numa marca do segmento de moda” com o lançamento de uma linha de óculos de sol, cintos e bijutaria.

Em declarações à Lusa, o sócio gerente da Fly London adiantou que depois da colecção de vestuário, apresentada em Janeiro, “os acessórios estão a dar os primeiros passos”, admitindo que o objectivo é “cortar com a ideia de uma marca de sapatos e transformá-la numa marca do segmento da moda”.

Amílcar Monteiro explicou que “ao fim de 15 anos, chegou o momento de dar o salto para outras áreas e as lojas próprias são um instrumento para suportar a marca”, que recentemente abriu dois novos espaços comerciais em Lisboa e em Londres, que se juntam à loja no Porto.

A Fly London, comercializada em mais de 1.500 postos, aumentou o volume de vendas em 20% nos primeiros oito meses do ano, prevendo aumentar a faturação de 20 milhões de euros registada no ano anterior.

Com quatro anos de existência, a Goldmud dedicou grande parte do seu espaço na feira de calçado de Milão à nova aposta: carteiras em pele cujo valor oscila entre os 300 e os 450 euros.

“A Goldmud não é uma marca de calçado, é uma marca”, disse à Lusa Miguel Abreu, realçando que começou pelo calçado por vocação familiar já que a família se dedica à produção de calçado.

“As carteiras vieram responder a uma necessidade do mercado e era um objectivo antigo, mas só lançámos o produto quando achámos que tínhamos um bom parceiro para estar ao nível dos nossos sapatos”, explicou, revelando que “o interesse dos clientes é tanto que vai ser antecipada a entrega dos primeiros modelos”.

Os cintos e outros artigos de marroquinaria serão os próximos produtos a alargar a oferta da empresa de Felgueiras.

A Chibs, do grupo Evereste, está a pisar um caminho paralelo com a criação de sacos e malas de viagem como “parte de uma estratégia de diversificar os conceitos para chegar a um maior número de clientes”.

Em declarações à Lusa, o director comercial da Chibs, André Fernandes, adiantou que a marca já lançou cintos que “conjugam com os sapatos” e “em breve vai lançar sacos e malas de viagem”.

O designer Luís Onofre, que já há alguns anos dividia a passarelle entre o calçado e as carteiras de senhora, lançou uma colecção de malas de viagem que “tem tido uma procura excelente”.

Em declarações à Lusa, o empresário adiantou que “os 15 modelos de malas já estão à venda em vários mercados e, em especial, em lojas de aeroporto”.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!