Inovação: Wallinblock quer substituir betão por cortiça

Outubro 1, 2010 by  
Filed under Notícias

Uma solução de construção de baixa pegada ecológica, com incorporação de aglomerados de cortiça, está a ser desenvolvida num projecto de investigação que arrancou este mês. Financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o projecto Wallinblock tem como figura de peso a Corticeira Amorim.O objectivo é que, através da incorporação de cortiça e outros materiais naturais, o Wallinblock permita construir uma parede sem pilares de betão, com recurso à tecnologia estrutural pioneira OpenCell, da Ply Engenharia. Além de ser necessário um menor tempo de construção, em relação às paredes tradicionais, o projecto tem também vantagens ao nível da eficiência energética – graças às propriedades isoladoras da cortiça – e representa uma menor pegada ecológica, devido à incorporação de materiais naturais e ao próprio método de construção.

O desenvolvimento do Wallinblock representa um investimento de cerca de 850 mil euros, financiados em 50 por cento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Além da Corticeira Amorim, representada pela Amorim Cork Composites, o projecto resulta ainda da participação da Ecochoice, da Dreamdomus e do IteCons.

O método de construção assenta numa compartimentação vertical modular para paredes exteriores e interiores. Os vários módulos são ligados entre si, desempenhado a função de elementos estruturais contínuos do edifício.

Fonte: Portal Ambiente Online



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!