Inovação: Google e Toyota criam carro sem condutor

Outubro 12, 2010 by  
Filed under Notícias

Eric Schmidt, CEO da Google, anunciou a novidade em pleno Salão do Automóvel de Paris. A tecnologia funciona.

A notícia surgiu este fim-de-semana, quando decorre mais um Salão do Automóvel de Paris, sem que ninguém estivesse à espera. O Google anunciou que uma frota de Toyota Prius (e um Audi TT) modificada já acumulou mais de 220.000 quilómetros de condução sem intervenção humana, no maior dos segredos, na Califórnia e no meio do trânsito intenso. Embora a tecnologia não esteja disponível para ‘download’ nos próximos tempos, fica-se já a saber que funciona no mundo real.

O objectivo da Google é melhorar a segurança das pessoas em movimento, aumentar a poupança de energia (fluxo de tráfego, a dirigibilidade, a eficiência de percurso) e permitir que as pessoas gastem o seu tempo de viagem para fazer algo construtivo.

Segundo o ‘New York Times’, sete carros foram conduzidos por mais de 2.500 quilómetros, sem qualquer intervenção humana. Mais uma vez, a Google consegue surpreender por se aventurar em uma área que não é dela.

Em comunicado no ‘blog’ da Google, assinado por Sebastian Thrun, um engenheiro da empresa pode ler-se: “Larry [Page] e Sergey [Brin] criaram o Google porque queriam contribuir para resolver problemas mundiais utilizando tecnologia. No entanto, uma preocupação de hoje é a segurança rodoviária e da eficiência. O nosso objectivo é ajudar a reduzir o número de acidentes rodoviários, libertando tempo para os motoristas e reduzir as emissões de CO2, alterando radicalmente o uso dos carros”.

O mesmo engenheiro realçou que os ensaios se iniciaram em Setembro e que a bordo dos carros sem condutor foram sempre “técnicos experientes”, os quais “percorreram o caminho da nossa sede em Mountain View até ao nosso escritório em Santa Monica Boulevard e Hollywood”.

Este carro, diz a Google, é equipado com câmaras de vídeo e sensores de toque que medem constantemente o que está a acontecer ao redor do veículo. Ao mesmo tempo, a viatura comunica com os servidores do Google e usa os serviços de mapas da empresa.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!