Marketing: Jovens acumulam uma média de 325 amigos nas redes sociais

Outubro 14, 2010 by  
Filed under Notícias

Em 17 países europeus analisados num estudo global os jovens portugueses, com idades entre os 16 e os 20 anos, são os segundos com mais amigos nas redes sociais. Dizem os números apurados pela TNS, que em média os jovens portugueses nesta faixa etária acumulam 325 amigos. À frente de Portugal na vontade de socializar só mesmo a Grécia, onde os jovens com a mesma idade acumulam uma média de 439 amigos.

Ainda assim, e se o intervalo etário aumentar, a liderança portuguesa na apetência para fazer amigos nas redes sociais dilui-se um pouco e a posição ocupada pelo país desce ligeiramente no ranking. Portugal passa assim para o quarto lugar da tabela, com uma média de 196 amigos por utilizador de redes sociais, atrás dos noruegueses, polacos e gregos, com médias de 216, 201 e 198 amigos, respectivamente.

O mesmo estudo também mostra que os portugueses estão online cerca de 13 horas por semana e que para 64 por cento, a maioria, o email é o serviço mais utilizado nesse tempo consumido online. As redes sociais são o segundo motivo de interesse e de acesso à Internet, considerado por 15 por cento dos inquiridos o mais relevante. Os dados indicam ainda que quase metade dos portugueses estão online.

Em termos globais, o estudo conclui que 61 por cento dos utilizadores de Internet acede à rede todos os dias e que 92 por cento já carregaram, pelo menos uma vez, fotos em redes sociais ou sites de partilha de fotos.

A pesquisa também defende que o telemóvel foi um factor crucial para expandir o acesso às redes sociais, cada vez mais valorizadas pelo utilizador porque permitem uma multiplicidade de formatos de comunicação e mensagens. Os utilizadores destas plataformas consomem 3,1 horas por semana em sites de redes sociais, contra uma média de 2,2 horas a usar o email.

Em termos globais a preferência das redes sociais sobre o email é mais expressiva nos mercados de rápido crescimento, como a América Latina, a China ou o Médio Oriente, onde a média de horas consumidas online em redes sociais ronda as 5,2, contra 4 horas a usar o email. Nos mercados maduros, como a Europa, a tendência ainda é inversa e domina o acesso ao email, consumindo cerca de 5,1 horas semanais a quem usa a Internet, contra as 3,8 horas passadas nas redes sociais.

O estudo da TNS foi realizado através de 50 mil entrevistas a utilizadores de Internet em 48 países.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!