Inovação: Empresário cria linha inovadora de mobiliário escritório

Outubro 25, 2010 by  
Filed under Notícias

O industrial José Alberto Carvalho Araújo, de Braga, com 69 anos, “não resistiu ao tédio da reforma”, e criou uma linha inovadora de mobiliário de escritório: uma secretária individual, sem parafusos, que se monta em 35 segundos.

Depois de uma vida empresarial cheia de iniciativas no sector do ensino privado, da indústria de mobiliário e mesmo da área da música pop, o empresário, “farto de estar sem fazer nada” depois de um período de inactividade na indústria, passou os últimos quatro anos a desenhar uma linha de mobiliário de escritório, pensada com base num conceito matemático já usado pelos gregos na antiguidade.

“Lembrei-me da Matemática e do chamado rectângulo de ouro, uma relação em que o comprimento é 1,8 vezes maior do que a largura e que os gregos definiam como a divina proporção, que, sendo muito minimalista é, ao mesmo tempo, muito agradável”, frisou Carvalho Aráujo que foi, também, desde os 19 anos, professor de matemática.

Além do «minimalismo» artístico, os móveis – garante – “têm uma característica imbatível no mercado e que não existe mesmo nas multinacionais do ramo”, a de serem montadas através de um sistema de encaixe que não exige aparafusamentos, mas, tão só, uma pancada de encaixe: “uma secretária individual leva 35 segundos, uma multipostos cinco minutos”, assinala.

A linha “Golden Number” foi concebida pelo empresário – que recebeu nos anos 90 do século passado dois prémios do Centro Português de Design -, os protótipos montados na fábrica Paularte de Braga, estando o fabrico final do mobiliário, a cargo das indústrias Portax de Oliveira de Frades.

“É um sistema por módulos, multi postos de trabalho, – secretárias, armários, estantes e biombos – que responde às necessidades das pequenas, médias e grandes empresas que investem e criam 10, 100 ou 200 empregos”, garante.

Para se operar no ramo – assinala – não é preciso ser-se industrial, já que a capacidade industrial instalada em Portugal excede a do mercado.

“Vou aproveitar a rede de distribuidores com quem lidei ao longo de décadas para exportar, para a Espanha e Europa e para a África de língua portuguesa”, frisou.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!