Inovação: Concurso de Inovação BES premiou projecto da Universidade do Minho

Novembro 4, 2010 by  
Filed under Notícias

O projecto da Universidade do Minho, «Drops in Lotus», liderado por João Mano, recebeu do Presidente da República o Grande Prémio da 6ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES, com a distinção na categoria de Processos Industriais.
“Inspirado no funcionamento da natureza, este projecto apresenta uma tecnologia inovadora que abre caminho à concepção e desenvolvimento de novos produtos em sectores tão variados como biomedicina, medicina regenerativa, indústria farmacêutica, alimentar, cosmética e agricultura”, refere a organização do galardão numa nota divulgada à imprensa.
A tecnologia criada pela equipa da Universidade do Minho recorre ao uso de superfícies sintéticas extremamente repelentes a líquidos, baseadas em alguns exemplos encontrados na natureza, como a folha do lótus, para produzir partículas sólidas praticamente esféricas, de uma forma económica e ambientalmente atractivas.
“Abrem-se, assim, novas possibilidades para o fabrico de produtos úteis em áreas tão díspares como a biomedicina, incluindo a indústria farmacêutica e a medicina regenerativa, e noutros campos de grande consumo, como a industrial alimentar, cosmética e agricultura” lê-se na nota.
Desde a sua criação, em 2004, o concurso, contou com 1059 projectos, dos quais 33 foram vencedores, e atribuiu prémios num valor superior a 2 milhões de euros.
Na sua maioria, os projectos vencedores concretizaram-se em aplicações empresariais, com relevância nacional e internacional.
Todas as candidaturas são sujeitas a um processo de avaliação e selecção, de acordo com critérios de excelência científica e carácter inovador do projecto, impacto potencial dos resultados na competitividade empresarial e credibilidade da empresa, instituição de I&D ou inventor.
A cumprir a sua sexta edição, o Concurso Nacional de Inovação BES é uma referência nacional “que, ao premiar projectos que aproximam a investigação e o conhecimento académico e científico ao sector empresarial, estimula, de forma competitiva, o futuro da economia portuguesa”.
Fonte: Mundo Português


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!