Marketing: Portugal sobe para 31º no ranking mundial do ambiente de negócios

Novembro 4, 2010 by  
Filed under Notícias

Portugal subiu dois lugares, para a 31ª posição, no ranking do “Doing Business” que anualmente é elaborado pelo Banco Mundial para informar os investidores dos pontos fracos e fortes de 183 países quando a intenção é montar um negócio.

A classificação global resulta da apreciação qualitativa e quantitativa em nove grandes áreas: iniciar um negócio, licenças de construção, registo de propriedades, obtenção de crédito, protecção de investidores, pagamento de impostos, comércio internacional, execução de contratos e fechar uma empresa.

No último ano, as melhorias mais significativas observadas em Portugal dizem respeito ao registo de propriedades, onde o país sobe 20 lugares, ficando mesmo na 1ª posição quando se avaliam o número de procedimentos e o tempo envolvidos nestas operações, em resultado do “Casa Pronta” – uma das inovações introduzidas no quadro do Simplex.

Já a maior descida (quatro lugares) verifica-se no domínio do comércio internacional, onde, ainda assim, Portugal pontua relativamente bem, ao situar-se na 27ª posição.

A obtenção de licenças de construção permanece o grande calcanhar de Aquiles (111º lugar em 183 países), com Portugal a obter a melhor classificação relativa na burocracia associada ao fecho de empresas (21º).

O ranking do BM, que descreve o ambiente de negócios para 2011, continua a ser liderado por Singapura, seguindo-se Hong Kong e Nova Zelândia. O primeiro país europeu a surgir na lista dos melhores classificados é o Reino Unido (4º), seguindo-se os Estados Unidos. Irlanda, na 9º posição, é o país do euro melhor classificado. Já Portugal encontra-se entre a Holanda e a Áustria, e bem à frente de Espanha (49º lugar).

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!