Inovação: Universidade de Aveiro vai ter laboratório de eficiência energética

Novembro 8, 2010 by  
Filed under Notícias

A Universidade de Aveiro e a Galp Energia vão constituir um laboratório de eficiência energética na UA que vai permitir à Universidade a criação de um núcleo de inovação e desenvolvimento (I&D) em áreas como a simulação dinâmica de edifícios, segundo um acordo ontem assinado entre o reitor da UA, Manuel Assunção, e o presidente da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira.

“Será um laboratório virtual, uma mesa de competências, sem custos”, assinalou o presidente da Galp Energia, salientando que o reforço da colaboração entre a UA e a empresa com vista à melhoria da eficiência energética do Campus universitário aveirense tem em vista o diagnóstico energético e da qualidade do ar interior, implementação de uma metodologia de gestão enérgica que permita atingir padrões de eficiência alinhados com as melhores práticas de “campus universitários” de referencia e a proposta de medidas de melhoria de eficiência energética com a redução de consumos e de custos.

Para Manuel Ferreira de Oliveira, trata-se de um projecto que se pode tornar ex-libris e será promovido como modelo em grandes empresas portuguesas e espanholas.

Segundo o reitor da UA – estabelecimento de ensino superior  que tem uma  factura energética a  rondar os 750 mil euros anuais – o programa de eficiência energética “não é um principio, nem é o fim, decorre naturalmente da filosofia e da prática de desenvolvimento da UA”. “A ele se seguirão outras acções”, salientou.

Fonte: Jornal de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!