Marketing: China vai ser a maior economia do mundo daqui a 10 anos

Novembro 16, 2010 by  
Filed under Notícias

EUA vão ser ultrapassados por gigante asiático, dizem analistas da Standard Chartered.

Há muito tempo que corre a previsão de que a China vai ultrapassar os EUA e tornar-se na maior economia do mundo dentro de alguns anos. Há previsões para todos os gostos, mas a mais ousada é a da Standard Chartered, que prevê esta «troca» para 2020, ou seja, daqui a apenas uma década.

Os analistas do banco dizem que o forte crescimento da economia e a valorização da sua moeda, o yuan, serão as armas da China para destronar os EUA.

«Acreditamos que o mundo está num super ciclo de crescimento elevado e sustentável» e que «a escala de mudança durante os próximos 20 anos vai ser enorme», refere a análise, citada pela Bloomberg. De acordo com a sua descrição, este «super ciclo» caracteriza-se por um período de crescimento global forte, durando uma geração ou mais, com elevado comércio internacional, altas taxas de investimento, urbanização e inovação tecnológica, caracterizadas pela emergência de novas e grandes economias».

Daqui a duas décadas, diz o banco, a China não só será a maior economia do mundo, como corresponderá ao dobro da economia norte-americana e a sua produção vai representar 29% do total mundial, em vez dos actuais 9%.

Recorde-se que, este ano, a China já ultrapassou o Japão, roubando-lhe o segundo lugar na lista das maiores economias. Para trás ficaram também já o Reino Unido (em 2005) e a Alemanha (em 2007).

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!