Inovação: Borras de café vão servir para produzir biodiesel

Novembro 24, 2010 by  
Filed under Notícias

Projecto de investigação da Delta Cafés quer ainda reaproveitamento dos desperdícios para extracção de óleos e antioxidantes.

A Delta Cafés tem em curso um projecto inovador a nível ibérico para valorizar borras de café, que investiga a sua reutilização energética e possível reaproveitamento para extracção de óleos e antioxidantes, gerando subprodutos de valor comercial, de acordo com a agência Lusa.

A iniciativa, intitulada ReThink Eco-Project: Redução, Reutilização, Reciclagem e Valorização de Resíduos da Indústria do Café, insere-se no Programa de
Sustentabilidade «Planeta Delta».

Financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o projecto arrancou em 2009 e «só termina em Março de 2011», explicou este domingo o director de Inovação da Delta Cafés, Marco Miranda.

A empresa, por enquanto, disse, está centrada na valorização dos resíduos das cápsulas de café Delta Q ¿ as borras e também o plástico das embalagens – e na optimização da logística de recolha desses resíduos.

Embora ainda sem dados finais, o responsável garantiu que, da borra, é possível extrair «elementos ricos, como óleos essenciais e para a produção de biodiesel e indústria de produtos naturais, e também antioxidantes, já que muitos dos produtos anticelulíticos e de beleza têm como componente activa a cafeína».

«Sabemos também que, se queimarmos a borra, para produção de vapor e co-geração, podemos reincorporar energia nas nossas instalações. Ou, então, podemos criar biogás, utilizando-o igualmente como fonte de energia», acrescentou.

A Delta Cafés já desenhou recipientes próprios para deposição das cápsulas usadas, chamados «capsulões», distribuídos, por exemplo, «na lojas Delta Q e nos 22 departamentos comerciais nas principais capitais de distrito».

No futuro, depois de a investigação definir quais as «soluções economicamente viáveis» para valorização da borra, a Delta equaciona alargar o projecto ao canal Horeca e, assim, recolher os resíduos dos cafés, restaurantes e bares.

Fonte: Tvi 24



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!