Inovação: Microsoft desenvolve touchscreen que permite sentir textura

Dezembro 2, 2010 by  
Filed under Notícias

A Microsoft desenvolveu e patenteou uma tecnologia que permite construir um ecrã sensível ao toque. Ou seja, um ecrã que transmite a sensação para o utilizador de sentir as imagens como o cume de uma montanha, a profundidade de um buraco ou a textura. As informações são da publicação NewCientist.

Considerando que os ecrãs anteriormente produzidos com o mesmo propósito passam apenas a ilusão de textura, o modelo da Microsoft propõe uma textura real, usando células plásticas que, quando tocadas, podem ser expelidas da tela.

É uma nova forma de conseguir esse tipo de sensação em ecrãs, porém não é a primeira tentativa. Outros gigantes da área de comunicação como a Nokia, Disney Research, centro de pesquisas tecnológicas dos estúdios Disney, e a Senseg, uma empresa finlandesa, estão a desenvolver ecrãs que usam voltagens em diferentes frequências, aplicado a um nível inferior do touchscreen. Dessa forma, ao tocar no monitor, o utilizador é «enganado» pelos diferentes níveis de tensão. Esse tipo de tela é conhecido como Vibrotactile.

De acordo com o artigo da NewCientist, os ecrãs Vibrotactile funcionam bem, mas têm limitações. Uma delas é que podem fazer barulho: algumas frequências utilizadas fazem parte do espectro do som.

Às vezes é possível ouvir uma espécie de zumbido ao tocar no ecrã. Esse tipo de problema pode ter feito com que a Microsoft procurasse uma forma totalmente diferente de conseguir o efeito de textura num monitor.

O inventor da tecnologia, Erez Kikin-Gil, afirmou que a ideia da tecnologia é que esta seja utilizada em ecrãs grandes, como o do Microsoft Surface, e não em telefones ou tablets. Até ao momento a empresa não divulgou os possíveis planos para a utilização da tecnologia.

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!