Inovação: Bruxelas quer pagamento de facturas através da Internet

Dezembro 5, 2010 by  
Filed under Notícias

A Comissão Europeia recomendou hoje aos Estados-membros da UE a adopção de uma série de medidas destinadas a promover os pagamentos através da Internet e outros meios electrónicos, uma prática que Bruxelas pretende ver generalizada até 2020.

Esta forma de facturação permitirá às empresas uma redução dos prazos de pagamento, riscos de erros e despesas de impressão e envio, defende o executivo comunitário.

Bruxelas considera que a substituição da facturação tradicional em papel por um mecanismo electrónico poderia resultar em economias de cerca de 240 mil milhões de euros em seis anos na União Europeia (UE).

“A facturação electrónica pode fazer uma grande diferença para as empresas, consumidores e comércio europeu no seu conjunto” e permitirá “ganhar tempo e dinheiro”, sublinhou o comissário europeu responsável pelo Mercado Interno e Serviços, Michel Barnier.

Bruxelas quer, entre outras coisas, estabelecer um “quadro legislativo coerente” nos 27, favorecer a “adopção maciça” deste modo de pagamento pelas PME (pequenas e médias empresas) e “encorajar” a elaboração de normas comuns na área da facturação electrónica.

Para chegar a estes objectivos vai propor em 2011 a revisão do sistema de assinatura electrónica, para que haja um reconhecimento transfronteiriço de sistemas seguros de autenticação.

O executivo comunitário vai ainda lançar projectos para ajudar sectores específicos a estabelecer sistemas de intercâmbio de dados e documentos.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!