Inovação: Pesquisadores brasileiros criam capacete capaz de ler pensamentos

Dezembro 7, 2010 by  
Filed under Notícias

O capacete, através de um programa da Unicamp, transforma sinas do cérebro em comandos para computador. Acredita-se que, em breve, a mente poderá acender luzes, ligar a TV e até mesmo detectar mentiras.

Pesquisadores da Universidade de Campinas apresentaram ao mundo uma inovação: é um equipamento que pode ler pensamentos e emitir comandos para operar, por exemplo, um computador.

Desde que sofreu um acidente de moto, Nicolá não movimenta mais braços e pernas. Agora, ele vai ganhar a oportunidade de acessar um computador usando apenas o poder da mente.

“Você vai pensar em uma imagem, por exemplo, um quadrado em um fundo preto”, Paulo de Oliveira Miguel, pesquisador da Unicamp, explicou a Nicolá.

Ele coloca um capacete de eletrodos que captam os sinais do cérebro e um programa desenvolvido pela Universidade de Campinas transforma estes sinais em comandos para o computador.

“Venha com o cursor até aí, isso, muito bem. Tenta trazer o cubo pra frente. Abriu, muito bem”, ensinou o pesquisador.

“Esses sinais são captados de maneira semelhante ao que acontece no eletrocefalograma. O que nós fizemos foi pegar esses sinais e codificar uma linguagem em cima deles de tal forma que você consiga controlar equipamentos eletrônicos”, esclareceu Paulo de Oliveira Miguel.

O voluntário acessa páginas da internet e consegue digitar no teclado virtual.

“Gostei bastante, gostei”, contou o estudante Nicolá Evan.

“Você achou difícil?”, perguntou o repórter.

“Um pouquinho só”, respondeu Nicolá.

A novidade nos permite fazer um exercício de futurologia. Segundo os pesquisadores, em alguns anos vai ser possível usar a força do pensamento para acender as luzes de casa, dispensar o controle remoto para ligar a televisão. Tudo vai ser controlado com o poder da mente.

Os cientistas ainda vão além: no futuro, vai ser possível até adivinhar o que se passa dentro da sua cabeça. “Ler o pensamento das pessoas. É possível que você, com esse equipamento, com essa linguagem, consiga saber se a pessoa está pensando em alguma coisa ou em outra”, afirmou Paulo de Oliveira Miguel, pesquisador da Unicamp.

O repórter pergunta: “Poderia funcionar como detector de mentiras?”

“Sem dúvida!”, garantiu o pesquisador.

Foram três anos e meio de pesquisa para o desenvolvimento da nova tecnologia, que também possibilita a criação de aparelhos eletrônicos menores: celulares e minicomputadores, acionados apenas pela força do pensamento. Equipamentos dignos dos filmes de Hollywood.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!