Inovação: Vem aí o eléctrico

Dezembro 8, 2010 by  
Filed under Notícias

O  mercado português prepara-se para receber o primeiro carro eléctrico. Chega pela mão da Mitsubishi e dá pelo nome de i-Miev.

PEQUENO, urbano e activo. Independentemente do chavão dos marketeers, o Mitsubishi i-Miev é isso mesmo: uma proposta alternativa para as deslocações de cidade, sem grandes preocupações para além de ir do ponto A ao ponto B com conforto e simplicidade.

O i-Miev, primeiro carro eléctrico de passageiros a ser comercializado em Portugal, chega até nós com uma abordagem bastante pragmática por parte do importandor nacional da marca, reflectindo, aliás, a própria filosofia do fabricante japonês.
“É um carro pequeno, com o objectivo de constituir uma solução de mobilidade para o transporte urbano. E, como esta, poderá haver outras”, comentou Guilherme Castro, director de Marketing da Mitsubishi Motors de Portugal.

“O compromisso da marca é o de, até 2020, reduzir em 50% as emissões de CO2”, explicou o mesmo responsável. Para isso, a marca adoptou uma estratégia que passa por ter, até essa data, “20% da sua produção alocada a veículos eléctricos e híbridos ‘plug in’, enquanto a restante dirá respeito a novos motores diesel e a gasolina mais eficientes”, sublinhou.

A Mitsubishi assume, desta forma, a pragmática conclusão de que, a curto e médio prazo, os carros eléctricos não se destinam a substituir os convencionais.

O i-Miev surge neste contexto de tecnologia “complementar” e é por isso que, ao contrário de outras propostas que aí vêm, assume o carácter de citadino, com dimensões contidas – 3,47 m – espaço para quatro ocupantes e uma bagageira mais do que suficiente para este tipo de utilização.

Claro está que este carácter urbano não pode ser dissociado da autonomia oferecida: na melhor das hipóteses, o i-Miev pode percorrer 150 quilómetros sem recarga, valores que baixam de forma sensível caso a condução se torne mais brusca ou ainda se o utilizador recorra de forma intensa ao ar condicionado ou ao aquecimento.

O carregamento da bateria pode ser feito em seis horas, o que, em horário nocturno e tarifa bi-horária, custa 1,50€ (mais IVA), mas o i-Miev também tem uma tomada para carga rápida (onde existam postos para o efeito), operação que dura cerca de 30 minutos, até um limite de fábrica de 80% de carga total, para protecção das baterias.

De acordo com os cálculos da marca, o custo do consumo de energia por km percorrido é de 1 cêntimo (mais IVA).
Este reduzido custo de utilização – a que se junta a ausência das tradicionais manutenções dos motores de combustão – tem, pelo menos por enquanto, um revés quando chega a altura de comprar um i-Miev. O seu preço final, no mercado português, é de 29 675€, valor que já inclui o incentivo fiscal a este tipo de viaturas. O valor pode ainda baixar com o incentivo ao abate de viaturas com mais de 10 anos, que se manterá, em 2011, apenas na compra de carros eléctricos.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!